Segundo a enfermeira Tavane Anselmo Malaguese, do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, a medida é fundamental para alcançar quem ficou fora da imunização no período adequado.
O Ministério da Saúde prorrogou o período de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) para jovens de 15 a 19 anos. A imunização seguirá disponível até o início da Campanha de Vacinação nas Escolas, prevista para o primeiro semestre de 2026.
A ampliação contempla adolescentes e jovens que não receberam a vacina na faixa etária regular, dos 9 aos 14 anos, período recomendado originalmente pelo Calendário Nacional de Vacinação. Essa faixa etária começou a ser imunizada em 2025, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir os riscos associados ao vírus.
Segundo a enfermeira Tavane Anselmo Malaguese, do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, a medida é fundamental para alcançar quem ficou fora da imunização no período adequado.
“A ampliação da faixa etária possibilita alcançar indivíduos que não foram imunizados antes, contribuindo para a proteção individual e coletiva”, destacou.
A vacina contra o HPV é eficaz na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta, além de outras doenças relacionadas ao vírus.
A imunização passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do SUS em março de 2014, inicialmente destinada a meninas de 11 a 13 anos. Com o passar dos anos, o público-alvo foi ampliado para meninos e outros grupos prioritários. Desde 2024, o esquema vacinal para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos passou a ser de dose única.
Vacinação gratuita em Araras
Em Araras, o município conta com sete salas de vacina, todas oferecendo a vacina contra o HPV gratuitamente para crianças e adolescentes dentro da faixa etária contemplada.
🏥 Salas de vacina em Araras
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30:
Centro de Saúde João Geraldo Noronha
Rua Campos Salles, 33 – Jardim Belvedere
📞 (19) 3543-1522ESF Dr. Edmundo Ulson
Rua Ângelo Francato, 393 – Parque Tiradentes
📞 (19) 3544-5232PAM Ênio Vitali
Rua França, 99 – Jardim Piratininga
📞 (19) 3544-4280UBS Dr. Antônio Simões Pontes
Avenida João Rossi, 1051 – Jardim Aeroporto
📞 (19) 3547-3195
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h:
UBS Antônio Carlos Fabricio
Avenida Lourenço Batistela, s/n – Jardim José Ometto I
📞 (19) 3544-3569UBS Oswaldo Salvador Devitte
Avenida Presidente Costa e Silva, 27 – Narciso Gomes
📞 (19) 3544-4974
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h:
ESF Francisco Cascelli
Rua Melânia Baraldi Maróstica, s/n – Parque das Árvores
📞 (19) 3544-5424



