AMVAR promove palestra sobre eutanásia em animais

Decisão de sacrificar um animal em estado terminal envolve muita dor e emoção pela perda do ‘melhor amigo’.


A psicóloga e professora Joelma Ruiz participa no próximo dia 3 março de mais um controverso debate com a classe veterinária: ‘Discutindo a eutanásia sem medo’. No mês passado ela proferiu outras duas palestras dentro da campanha Janeiro Branco, discutindo a Síndrome de Burnout e a questão da tecnologia em nossa saúde emocional.

A palestra integra o ciclo de educação continuada da Associação dos Médicos Veterinários de Araras e Região (AMVAR), que todos os meses reúne os profissionais para discussões de temas científicos, de gestão e de comportamento no dia-a-dia das clínicas veterinárias do País.

A questão da eutanásia, ou seja, a decisão de sacrificar um animal em estado terminal envolve muita dor e emoção. “E é sobre esse processo complexo, tanto para o médico veterinário quanto para o tutor do animal, que a dra. Joelma vai conversar conosco. Serão ensinamentos de grande valia”, diz Gustavo D´Avila, vice-presidente da AMVAR.

Joelma é especialista em terapia do luto e suporte psicológico em situações de perdas e crises. Fez aprimoramento e especialização em teoria, pesquisa e intervenção em Luto. Dá aulas no Hospital Santa Inês, Animaniac’s, na pós-graduação do Instituto Bioethicus, na Anclipeva e no Instituto PAV, com intuito de auxiliar na formação dos profissionais da área veterinária.

Segundo a psicóloga, o luto é caracterizado pelo rompimento da formação afetiva, quanto maior o vínculo, maior a dor. “Só que quando acontece com animais a sociedade não reconhece, não valida este luto, até membros da família não compreendem. É uma dor que a própria pessoa não sabe nomear, tem vergonha de falar. Além de estar sofrendo, ela sofre porque os outros a julgam”.

Joelma também leva em consideração o vínculo cada vez mais estreito entre o ser humano e seu bicho de estimação. “Porém, como só eles têm direito à eutanásia esta é uma decisão muito delicada que deve ser compartilhada com a equipe médica, escutando a família”, ressalta a especialista.

A palestra é gratuita para os associados da AMVAR, ABHV e FEVERESP, com a quantidade máxima de 100 participantes na sala. Interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (19) 99785-2577. A palestra começa pontualmente às 20h, na plataforma Zoom.

O ciclo de Educação Continuada da AMVAR conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/SP), além dos laboratórios e distribuidores Abase, Agener, Orsati, Avert e Tecbio.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP