AMVAR promove simpósio de Oncologia veterinária

Durante dois dias, o simpósio vai discutir porque a incidência do câncer em animais é mais notável nos dias atuais.

A Associação dos Médicos Veterinários de Araras (SP) e região promove neste mês de junho seu primeiro Simpósio de Oncologia, com a participação do especialista Paulo César Jark, mestre na área de Clínica Médica, com enfoque em Oncologia Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre em Oncologia Veterinária no Center for Comparative Oncology – Michigan State University  (EUA)

Durante dois dias, o simpósio vai discutir porque a incidência do câncer em animais é mais notável nos dias atuais.  Paulo Jark destaca entre os motivos, a alimentação e os hábitos dos donos; o aumento na estimativa de vida, especialmente dos cães, e os recursos de diagnóstico e tratamento.

Para prevenir, Jark alerta que é preciso que o dono sempre fique atento à vacinação, bem como a alimentação. Segundo ele, até o final da década de 90 os cães viviam, em média, de oito a 10 anos e, hoje, passou para cerca de 12 anos. “Isso fez com que nos últimos anos, a oncologia se tornasse uma especialidade bastante requisitada na medicina veterinária”, destaca.

O primeiro tema do simpósio, na próxima terça-feira, dia 11, vai enfocar as alterações laboratoriais com indicativos de câncer nos animais. No dia 18, Paulo Jark profere mais duas palestras: “Mastocitomas em cães – Como o laudo histopatológico auxilia no tratamento”; e “Linfoma multicêntrico canino: diferentes tratamentos e prognósticos”.

O Simpósio será realizado na sede da ACIA, com início às 19h30, dirigido aos médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária. A realização é da AMVAR, com o apoio do CRMV/SP, Abase, Tecbio, OuroFino Saúde Animal e Virbac.  

“O tema é importante e muito apropriado para os médicos veterinários, que estão cada vez mais atendendo a casos de câncer em seus consultórios. Estar informado e obter conhecimentos são fundamentais no tratamento”, diz o presidente da AMVAR, Anderson  Mathiensen.

25 Anos – Para celebrar os 25 anos de fundação da AMVAR, a diretoria está preparando um evento especial, no dia 6 de julho, quando será um jantar dançante, com menção e homenagens aos fundadores. Também serão elencadas as principais realizações e festivas da Associação, que tem como marca, a ética e o crescimento profissional.

Mais informações: (19) 99785-2577 – Dr. Valmir Basilio do Nascimento

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!