Apaixonado por café? Confira receitas para qualquer hora do dia!

Seja pela manhã, de tarde ou à noite! Barista dá dicas de como preparar a segunda bebida mais consumida no País.

Você sabia que o café é a segunda bebida que os brasileiros mais consomem diariamente? É isso mesmo, ela só perde para a água. Traduzindo em números, a média é de que cada pessoa tome de 3 a 4 xícaras por dia no País. A informação, que é fruto de um estudo recente feito pela plataforma CupomValido.com.br – utilizou dados do DIEESE e da Organização Internacional do Café (OIC), mas não surpreende tanto assim. Afinal, é difícil achar quem recusa um cafezinho. Não é mesmo?

hábito é tão difundido na nossa cultura, que tem gente que toma café o tempo todo, independente do momento do dia, mesmo que muitos nutricionistas não indiquem sua ingestão depois de um determinado horário e em quantidades bem regradas. Pensando nisso tudo, o GPS conversou com o barista Bruno Marcel, que selecionou três receitas da bebida queridinha do brasileiro para serem degustadas de manhã, a tarde e à noite. Por que não? Então vamos lá…

De manhã

O café coado é sem dúvida, um método infalível seja no filtro, no pano ou na cafeteria elétrica. Você só precisar ter atenção à proporção para não queimar ou amargar a bebida! Seja qual for o método que usar, o especialista orienta que a medida ideal é 14g de café e 200ml de água quente. Não é fervida pessoal! Passe uma pequena quantidade para molhar o café, aguarde 30 seg. e despeje o restante da água vagarosamente. Essa receita serve exatamente uma xícara média.

Leia também:

 

De tarde

Um cafezinho logo após almoço é quase impossível negar, ainda mais se for um espresso que, ao contrário do que a maioria pensa, tem menos cafeína do que os coados ou filtrados. E seja ele curto, padrão, longo, carioca, macchiatto (com uma crema de leite em cima) ou panna (com chantilly), a sugestão do barista é a de você abolir açúcar para sentir o verdadeiro sabor dos diferentes grãos vendidos em cápsulas nas lojas especializadas. Mergulhar uma canela em pau pode trazer um sabor e um perfume diferentes à bebidinha.

À noite

Que dúvida! Será que posso tomar café à noite? De acordo com Bruno Marcel, pode sim, e a primeira opção seria o descafeinado. Porém, fique atento ao processo usado na sua descafeinação. Hoje o mais usado é o Swiss Water, que retira a cafeína do grão ainda verde pelo processo de água gelada e corrente. Para sofisticar um pouco mais, faça um drink chamado Black Tie. Coloque na mesma xícara um espresso curto com 40ml do licor de café. Em seguida bata na coqueteleira 40ml de leite com 4 pedras de gelo e 50ml de licor Bailey’s e 5ml de xarope de caramelo salgado. Retire o gelo do preparo e despeje por cima do seu espresso com licor no fundo. Et voilà! Se preferir, use a taça coupê e decore com 3 grãos de café.

Se você gostou das dicas e quer aprofundar seus conhecimentos sobre o café ou somente degustar diferente tipos de preparos com a bebida, não fique de fora da primeira edição do Coffe Brasília, que acontece a partir de hoje, 21, até o dia 24 de abril, no Casapark.

O evento, que tem entrada gratuita, acontece por toda a estrutura do shopping, incluindo a praça central, os corredores e algumas lojas do mall. Destaque para a Cafeteria Modelo, um espaço montado para apresentar as melhores práticas do mercado e abrigar palestras para empreendedores e apaixonados por café. No local estão previstas degustações para que os visitantes possam conhecer novos sabores de café.

Diversas operações gastronômicas do CasaPark irão oferecer pratos principais, drinks e sobremesas tendo o café como ingrediente principal. A Livraria da Travessa, por exemplo, irá receber os talk shows, enquanto as lojas Tidelli e Líder serão cenário para os cursos de baristas programados. Já o Eliá Spa apresentará procedimentos estéticos com café.

“Nossa expectativa é que o Coffee Brasília atraia um público de quatro mil pessoas nos quatro dias de realização do evento. O brasileiro é um apaixonado por café e o brasiliense irá descobrir que temos bons cafés produzidos também no Cerrado”, afirma Ana Cristina Alvarenga, uma das organizadoras do evento.

Para saber mais, acesse: www.coffeebrasilia.com.br

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP