Aplicativos que ajudam a passar o tempo – fazendo algo útil – na quarentena

Foto: Unsplash.com

A pandemia de coronavírus está se desenvolvendo a um ritmo alarmante, com as empresas sendo forçadas a enviar funcionários para casa para se auto isolarem, a fim de impedir o fluxo do vírus

À medida que as pessoas começam a se adaptar à complexidade e aos desafios de viver e trabalhar confinados, mais e mais aplicativos vão se tornando indispensáveis nesta nova realidade atual. Pedimos uma ajuda a Elen Gonçalves, especialista em tecnologia do especialista em tecnologia no REVIEWBOX Brasil, para nos ajudar a montar uma lista de apps indispensáveis – e úteis – para passar o tempo nesta quarentena. 

Aplicativos relacionados ao trabalho

clique na imagem e saiba mais

O Slack e o Zoom continuam sendo dois dos aplicativos mais importantes para quem trabalha em casa. O Slack permite que os funcionários se comuniquem em grupos ou em chats privados, com funções como chamadas de vídeo, compartilhamento de tela e transferência de documentos.

Já o Zoom é comercializado como um ‘Skype para negócios’, vem ganhando muita popularidade desde o ínicio do isolamento, com os usuários sendo capazes de realizar e agendar teleconferências com muitas pessoas ao mesmo tempo e em qualquer lugar do mundo. Outra ferramenta útil é o Dropbox, pois permite que os funcionários carreguem e transfiram arquivos muito grandes para serem enviados por email.

Aplicativos para se divertir e aprender

Já era esperado que com o período de reclusão o número de assinaturas de serviços de streaming como Netflix, Spotify, YouTube e Amazon Prime disparassem. Com a maioria das redes sociais e sites de notícias focando nos possíveis impactos negativos do coronavírus, é importante que as pessoas se desliguem ocasionalmente. Esse momento alheio à realidade não tem porque não ser produtivo.

No caso dos serviços de vídeo, existe uma vasta oferta de documentários dos mais variados temas como história, cultura, política e saúde e, no caso do Youtube, ainda é possível acompanhar lives e palestras de autoridades em diversas áreas. No Spotify, a dica construtiva são os podcasts, tanto de notícias como de temas específicos como psicologia ou desenvolvimento profissional, além dos audiobooks, que podem ser uma mão na roda para quem quer dar um gás nas leituras enquanto realiza outras tarefas.

Cursos online

São muitas as pessoas que, depois de passarem pelo susto inicial de estarem confinadas, resolveram usar esse tempo para aprenderem algo novo ou se atualizarem em suas áreas de trabalho. Muitos sites e aplicativos estão disponibilizando cursos grátis ou com descontos em uma infinidade de temas e o Udemy é uma excelente alternativa. Disponível tanto para iOS como para Android, a app tem cursos para todos os níveis, seja para quem quer aprender algo novo como para os que desejam se aprofundar em um assunto. Há cursos de marketing, idiomas, negócios, design ou programação e os valores são de, aproximadamente, R$ 20. Alguns cursos ainda oferecem certificados que podem ser úteis no futuro.

Já o aplicativo da Casa do Saber On Demand oferece mais de 120 cursos de temas diversos como filosofia, psicanálise, arte, cinema, literatura, história e atualidades.