Após denúncia, agentes encontram cachorros em situação de maus-tratos e tutores são advertidos

Segundo informações da Prefeitura Municipal, ouvidoria recebeu denúncia de que os animais estavam em más condições em uma casa. Cachorros passarão a ser acompanhados pelo setor de Bem-Estar Animal.

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano (SP) advertiu moradores por suspeita de maus-tratos contra dois cachorros, na Vila Amorim, nesta semana. Os animais foram vistos vivendo em más condições sanitárias em uma propriedade do bairro e agora serão monitorados pela pasta.

De acordo com a Prefeitura Municipal, moradores e pedestres que passavam pela região no fim de semana flagraram os cachorros ganindo no quintal, que estava repleto de fezes, em aparente abandono. As imagens da situação começaram a circular pelas redes sociais.

A Ouvidoria Geral do Município recebeu uma denúncia e acionou o setor de Bem-Estar Animal da cidade. A equipe foi ao local na manhã de segunda-feira (19), mas não encontrou ninguém em casa e não conseguiu contato com a família.

As visitas ao endereço continuaram ao longo do dia, até que um dos vizinhos informou que os moradores só retornavam no fim da tarde. Eles chegaram na propriedade às 19h e encontraram a situação controlada, com o quintal já limpo e água e ração à disposição dos animais.

Os agentes conversaram com os tutores e os orientaram a respeito dos cuidados necessários com os cães. Na sequência, eles receberam advertência da prefeitura e assinaram um termo de posse responsável, onde se comprometeram a zelar pelos pets.

A equipe acompanhará ao longo das próximas semanas a situação dos dois cães, para se certificar que eles estão em melhores condições de vida do que antes e que os tutores estão cumprindo com seus deveres, provendo um espaço adequado e higienizado para o convívio dos animais.

“Agora seguiremos acompanhando de perto a rotina dos cães. Este processo de monitoramento acontece por várias semanas e é essencial para checar as condições dos animais e garantir que eles realmente estão sendo bem cuidados”, explica o secretário André Chiang. “Temos atuado de forma intensiva no atendimento às denúncias e seguimos à disposição da população para promover melhores condições de vida para todos os bichinhos da cidade”, afirmou.

Denuncias

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município pelos seguintes canais:

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT