Por Brenda Bento*, G1 São Carlos e Araraquara

Um dos cinco envolvidos na morte da cobra sucuri de 6 metros em Bueno de Andrada, distrito de Araraquara (SP), postou uma foto na rede social na terça-feira (12) que mostra ele e duas crianças sentadas sobre o animal morto.

Segundo a Polícia Ambiental de São Carlos, o caso já foi encaminhado para a Polícia Ambiental de Araraquara e a ação é passível de multa. Em janeiro deste ano, o grupo envolvido na morte da cobra foi multado em R$ 33 mil, sendo R$ 6,6 mil para cada um dos envolvidos.

A cobra foi encontrada com vida em um córrego pelo ciclista Marcos Pereira, em 28 de dezembro, enquanto pedalava pelo assentamento Monte Alegre. Segundo Pereira, a cobra havia acabado de se alimentar.

No dia seguinte, vídeos e fotos de pessoas retirando a cobra do córrego e puxando-a para a estrada circularam pelas redes sociais. Nas imagens, vários homens estão puxando a cobra pelo rabo para retira-la da água enquanto outros riem e dizem que vão mata-la e comê-la.

Em outro vídeo, a cobra aparece inerte na estrada. Ela tem uma corda amarrada no corpo e parece ter a cabeça esmagada. O corpo tinha uma protuberância que é de algum animal que ela tinha comido recentemente.

Sucuri foi encontrada em Bueno de Andrada — Foto: Marcos Pereira/Web Rádio Bueno de Andrada

Identificação dos envolvidos

Em janeiro, cinco pessoas suspeitas de capturar, maltratar e matar a sucuri foram autuadas.

Após divulgação do vídeo nas redes sociais, policiais de São Carlos e Araraquara fizeram buscas no Assentamento Monte Alegre e no distrito de Silvania, em Matão. Os suspeitos foram identificados e autuados pelo crime de maus-tratos.

Espécie

Cobra com várias denominações, como anaconda, boiuçu, boiúna, a sucuri é uma das maiores cobras do mundo, podendo chegar a 9 metros de comprimento.

Esse animal tem hábito semi-aquático: aquática (ativa na água) e terrícola (ativa sobre o solo). Seus olhos e narinas são fixados no topo de sua cabeça, que permite ver e respirar enquanto o corpo está submerso.

Sob supervisão de Fabio Rodrigues, do G1 São Carlos e Araraquara.