Arthur do Val deixa o partido Podemos após ofensas às ucranianas

Arthur estava filiado no Podemos há cerca de 30 dias e era o pré-candidato do partido ao governo de São Paulo.

O diretório nacional do Podemos anunciou, nesta terça-feira (8), que acatou o pedido de desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), conhecido como Mamãe Falei. O partido havia aberto um processo disciplinar contra o parlamentar após o vazamento de áudios sexistas e machistas com ofensas a mulheres ucranianas. 

Arthur estava filiado no Podemos há cerca de 30 dias e era o pré-candidato do partido ao governo de São Paulo. “No dia da mulher (08 de março), Podemos recebe e acata desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em expulsão do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias”, diz o comunicado do diretório. 

No retorno de viagem à Ucrânia com o objetivo de ajudar refugiados da guerra, Arthur do Val enviou mensagens de áudio em grupos em aplicativos com declarações misóginas e machistas. Em uma fala, o deputado disse que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”.

Os áudios acabaram vazando e repercutiram nas redes sociais a partir da última sexta-feira (4). Arthur do Val, ao retornar ao Brasil, admitiu que as falas são suas e disse que não representam o que ele pensa.  

Nesta terça, o parlamentar já havia anunciado sua saída do Movimento Brasil Livre (MBL). Afirmou, em um vídeo divulgado nas redes sociais, que acredita que perderá seu mandato em breve.  

Mais de 30 deputados assinaram representações contra as declarações de Arthur do Val, pedindo a cassação do mandato do parlamentar. Os pedidos estão em análise no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.  

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP