Assistência Social realiza reunião para alinhar ações voltadas para pessoas em situação de rua em Araras, SP

Representantes da Saúde e da Segurança Pública também estiveram presentes para alinhar ações; encontro aconteceu na terça-feira (25).

Representantes das secretarias de Assistência Social, da Saúde e de Segurança Pública se reuniram na última terça-feira (25) para alinhar as ações sobre o fluxo de atendimento para pessoas em situação de rua em Araras, SP.

Os principais pontos discutidos foram o próprio fluxo de trabalho; os encaminhamentos para a rede pública de saúde; a parceria com a Ronda Vulnerabilidade e o apoio da Segurança Pública; e a possibilidade de intervenções conjuntas aos finais de semana.

“O resultado da reunião trouxe a necessidade da parceria entre os segmentos que buscarão intensificar o trabalho de busca ativa, encaminhamentos para tratamento no âmbito da saúde mental, bem como maior ostensiva da Guarda Municipal nas praças”, conclui a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Brambilla.

“O número de pessoas em situação de rua em Araras aumentou nos últimos anos, como em outras cidades da região, e precisamos olhar com atenção para esse problema que é social mas também de saúde e de segurança pública. Vamos reunir esforços para agirmos de forma respeitosa e acolhedora com essas pessoas, garantindo os direitos delas e, ao mesmo tempo, a segurança dos munícipes e dos comerciantes, principalmente no centro da cidade e nas praças”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, João Tranquilo Beraldo.

Atualmente Araras tem 110 cadastros ativos de pessoas em situação de rua junto a Assistência Social, mas muitas não acessam o serviço do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes. Em 2024, a Assistência Social, em parceria com o Instituto de Difusão Espírita (IDE), atendeu 5.669 pessoas nessas condições ao longo do ano, uma média de 19 por dia

Artigos Relacionados

Ex-prefeito Pedrinho Eliseu se defende de ação do Ministério Público relacionada ao tratamento de esgoto em Araras, SP

Ele disse que desde 2015, o esgoto da cidade deixou de ser tratado devido ao...

Prefeitura decreta ponto facultativo no Carnaval em Araras, SP

Medida permitirá que servidores municipais aproveitem a festividade. A Prefeitura de Araras (SP), decretou ponto facultativo...

Outdoor misterioso intriga moradores de Araras, SP

Nos últimos dias, um outdoor misterioso instalado na Avenida Dona Renata, próximo ao Samantha, em...

Últimas Notícias