Atendimento de crianças aumenta mais de 500% na UPA de Araras, SP

PUBLICIDADE

Secretaria Municipal de Saúde pede que pais busquem ajuda médica na unidade somente nos casos de urgência e emergência. Quadros mais leves podem ser atendidos em UBS’s.

A procura por atendimentos pediátricos na Unidade de Pronto-Atendimento de Araras (SP) cresceu 518% em relação a maio de 2021 devido às mudanças de temperaturas e à diminuição da umidade do ar.

A Secretaria de Saúde recomendou que a procura por UPA deve ser feita apenas em casos de urgência e emergência. Casos mais leves devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Mudança de temperatura

De acordo com a médica Aline Bressan, a procura por atendimentos aumentou devido a mudanças de temperaturas e tempos secos, principalmente durante o outono e inverno, que favorecem a transmissão de vírus, causando quadros respiratórios como gripes e resfriados.

Além disso, com a diminuição do uso de máscaras e a menor preocupação com a lavagem das mãos, em comparação ao ano passado, a população fica mais suscetível a casos de infecção por vírus nessa época.

PUBLICIDADE

A cidade também enfrenta uma alta dos casos de Covid-19. Em maio foram registrados 292 casos, contra 23 em abril. Em junho, a prefeitura divulgou um boletim no dia 3 com 192 casos.

Sintomas

De acordo com a especialista, os atendimentos são realizados em UPA ou UBS e são divididos de acordo com os sintomas apresentados pela criança. É preciso que os pais identifiquem se o quadro requer atendimento urgente ou emergente.

Em casos em que há febre por vários dias, falta de alimentação e sonolência, os pais devem buscar a Unidade de Pronto-Atendimento. Nos quadros de tosse leve, coriza e picos febris, a recomendação é que a criança seja atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Atendimento de crianças e adultos

Com o aumento de casos de quadros respiratórios, o atendimento de crianças e adultos são realizados em consultórios separados e específicos na UPA de Araras. Dois consultórios são destinados à consulta de crianças e três aos adultos.

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP