Atendimentos da atenção básica de saúde são centralizados em cinco postos de saúde em Araras, SP

Medida faz parte das ações adotadas para combater o coronavírus na cidade; com a suspensão temporária das consultas e exames de rotina, desde o dia 16 de março, fluxo nas unidades foi reduzido para evitar exposição desnecessária da população a possíveis agentes causadores de doenças.

A Secretária Municipal de Saúde adotou novas medidas para otimizar os atendimentos na rede pública e garantir que os profissionais da área da saúde estejam preparados para dar todo o suporte necessário a casos suspeitos de coronavírus em Araras (SP).

A partir desta quarta-feira (1°), todo atendimento da área de atenção básica será centralizado em cinco unidades de saúde, distribuídas estrategicamente na cidade e referenciadas para receber a população dos bairros que fazem parte da região onde elas estão localizadas. Já pacientes com sintomas respiratórios e febre devem procurar as unidades sentinelas (veja lista abaixo).

Os postos para atendimento de atenção básica são UBS Antônio Carlos Fabricio (José Ometto), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), UBS Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), UBS José Fiori (Jardim Fátima), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga). As equipes das demais unidades da região serão remanejadas para esses postos para garantir a eficiência e a agilidade dos serviços oferecidos à população.

clique na imagem e saiba mais

As unidades contarão com toda estrutura necessária para atender pacientes que se enquadram em casos de urgência e emergência, bem como situações que envolvem diagnósticos complementares para investigação de determinadas doenças graves, gestantes e tratamento de oncologia (quimioterapia, radioterapia, entre outros). Nesses postos, eles também poderão retirar receitas pra medicamentos de uso contínuo – a mesma receita, no entanto, tem validade de três meses contados a partir da data de vencimento.

Encaixes, consultas e exames de rotina – realizados sem urgência – estão suspensos temporariamente na rede municipal, desde o dia 23 deste mês de março. Com isso, o fluxo em todas as unidades foi reduzido para evitar exposição desnecessária de pacientes a possíveis agentes causadores de doenças e aglomeração nos postos.

“Peço a compreensão de toda a população neste momento, porque estamos alterando o atendimento nos postos de saúde para garantir que menos pessoas possíveis fiquem expostas sem necessidade. A prevenção é sempre o melhor remédio”, completou o secretário de Saúde, Itacil Zurita Filho.

Unidades Sentinelas

Além dos cinco postos voltados à Atenção Básica, a rede municipal de saúde disponibiliza outras seis Unidades Sentinelas para atender exclusivamente pacientes com problemas respiratórios – como falta de ar – e febre, sintomas característicos de doenças gripais graves, como as provocadas pelos vírus H1N1, Influenza A e B e covid-19 (coronavírus).

As sentinelas funcionam nos PSFs Eva Cruz (Narciso Gomes), Vital Pacífico Homem (José Ometto 4), Bento Feres (Jardim Dom Bosco) e Francisco Nicola Cascelli (Parque das Árvores), além de tendas montadas na área externa da UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza e Hospital São Luiz.

Em caso de dúvida, o ararense deve ligar para a Secretaria no telefone 3543-1522.