Atendimentos presenciais no Poupatempo permanecem suspensos na Fase Emergencial

Pelos canais digitais os serviços online estão mantidos com 130 opções.

As 82 unidades do Poupatempo continuam com atendimentos presenciais suspensos durante a Fase Emergencial, decretada pelo Governo do Estado, válida a partir de hoje, dia 15 de março. 

É importante destacar que a retirada de documentos já agendados está permitida mediante apresentação de protocolo, bem como serviços de drive thru. Além disso, casos emergenciais, como a emissão de RG para pessoas que precisam de serviços médicos, por exemplo, podem ser solicitados pelo Fale Conosco. As equipes do Poupatempo avaliam as necessidades e retornam o contato para os cidadãos. 

Nas plataformas digitais, através do portal – www.poupatempo.sp.gov.br – ou no aplicativo Poupatempo Digital, os atendimentos estão mantidos, com 130 opções que podem ser realizadas de forma segura, sem a necessidade de sair de casa. 

“Há um ano, desde o primeiro fechamento temporário de todos os postos do Poupatempo, como medida de prevenção à Covid-19, intensificamos o processo de transformação digital com a ampliação e aprimoramento dos serviços online, possibilitando aos cidadãos resolverem suas pendências pelo celular ou computador” destaca Murilo Macedo, diretor da Prodesp. 

Os serviços digitais se tornaram realidade no dia a dia do Poupatempo e vêm crescendo significativamente. Hoje, já são responsáveis por mais de 70% de todos os atendimentos. Além de seguros, os canais eletrônicos do programa são eficientes e simples de serem acessados. Dos 4,6 milhões de serviços prestados nos dois primeiros meses deste ano, cerca de 3,5 milhões foram feitos pelo app e site. 

Neste momento, em que todos os postos estão fechados, em função das medidas restritivas, fundamentais no combate à pandemia, os serviços mais solicitados no Poupatempo já estão disponíveis nas plataformas digitais. Com a mesma qualidade e rapidez, marcas registradas do programa, o cidadão pode solicitar a renovação e segunda via de CNH, consulta de multas e de pontuação na CNH, IPVA, Carteira de Trabalho, Seguro desemprego, Licenciamento e transferência de veículos, entre outros.

O novo formato de atendimento, com ênfase no digital é permanente e a meta do Poupatempo é oferecer 180 opções online ao final deste ano, e chegar a 240 até o término de 2022.

Cartilhas digitais

Idealizadas para auxiliar e esclarecer, de forma remota, as dúvidas mais frequentes dos cidadãos.  

Didático e ilustrado, o material traz informações sobre 21 tipos de serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa.  

As cartilhas estão disponíveis no site www.poupatempo.sp.gov.br e quem acessar poderá ter orientações e consultar o passo a passo para sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo. 

Tutoriais (vídeos)

O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.  

Segunda via de RG 

Quem precisa emitir a segunda via do RG também pode usar os meios digitais para obter o documento. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão consegue solicitar uma nova Carteira de Identidade.  

Os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.   

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store. 

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT