Ela começou a jogar basquete aos 10 anos, inspirada por seu pai, Sergio Sândalo. Treinando no ginásio da Associação Atlética Ararense, rapidamente se destacou nas categorias de base. No ano passado, integrou a equipe da Secretaria Municipal de Esportes de Araras, sendo destaque em várias competições.

A jovem atleta de basquete Yasmin Hirae Sândalo, conhecida como Yas, moradora de Araras (SP), é a mais nova contratação da equipe Unimed/Campinas. Yas fará sua estreia no Campeonato Paulista no dia 16 de agosto, em Campinas, enfrentando a equipe de Ourinhos.
Após uma breve passagem pelo Joinville no início do ano e participação nos Jogos Regionais deste ano representando Araras, Yas chamou a atenção da equipe de Campinas. Sua técnica apurada e precisão nos arremessos foram determinantes para a contratação.
Desde o início de agosto, Yas está morando em Campinas, dividindo moradia com outras atletas, algumas das quais também jogam pela Seleção Brasileira. “É uma nova etapa da minha carreira e um sonho realizado, pois sempre tive vontade de jogar nesta equipe, o antigo Vera Cruz, tanto pelo profissionalismo como pela organização e empatia com as jogadoras”, afirmou Yas.
A rotina da atleta no Unimed/Campinas inclui treinos táticos e físicos diários, além de atividades na academia e estudos. O contrato de Yas oferece uma estrutura completa, com convênio médico, vínculo com uma faculdade, preparador físico, fisioterapeuta, médico e nutricionista. A comissão técnica da equipe é formada por diversos dirigentes da Seleção Brasileira de Basquete, o que proporciona um ambiente de alto nível para o desenvolvimento de sua carreira.
Yas começou a jogar basquete aos 10 anos, influenciada por seu pai, Sergio Sândalo, que ainda pratica o esporte. Iniciou seus treinos no ginásio da Associação Atlética Ararense e rapidamente se destacou nas categorias de base do clube. No ano passado, integrou a equipe da Secretaria Municipal de Esportes de Araras, onde foi destaque em várias competições.
“Para mim, o basquete é algo que me faz esquecer de tudo. Quando entro na quadra, só penso nisso, e isso me faz muito bem”, revelou Yas sobre sua paixão pelo esporte. Entre seus ídolos estão os astros da NBA Stephen Curry e Jayson Tatum, que, assim como ela, jogam como armadores. “Me inspiro nas jogadas deles e no que fazem”, comentou.
Yas sempre expressou seu desejo de jogar pelo Vera Cruz, hoje Unimed/Campinas, e de se tornar uma jogadora profissional. “Vou continuar me dedicando e me empenhando muito para um dia chegar a disputar uma Olimpíada”, afirmou a jovem atleta, determinada a alcançar voos ainda maiores em sua promissora carreira no basquete.
