Autopeças: quais são as peças mais importantes de um carro?

O coração e a alma do seu veículo são o motor de combustão interna.

Com um veículo médio contendo aproximadamente 30.000 peças, (contando cada uma até os menores parafusos), é difícil destacar uma como a “mais importante”. 

Mesmo assim, se vem uma  temporada de viagens agitadas pela frente, há um punhado de peças que você deve sempre estar ciente para manter sua família segura quando estiver ao volante.

  1. Motor

O coração e a alma do seu veículo são o motor de combustão interna. O bloco do motor possui peças como a corrente de distribuição, velas de ignição, cabeçotes de cilindro, válvulas e pistões.

  1. Transmissão

A transmissão é uma caixa de câmbio cheia de engrenagens e trens de engrenagens que fazem uso efetivo do torque do motor para mudar as marchas e alimentar o veículo.

  1. Bateria

A bateria fornece a eletricidade necessária para operar os componentes elétricos do seu veículo. Sem bateria, seu carro não funciona.

  1. Alternador

Parte do sistema elétrico, o alternador carrega a bateria e alimenta o sistema elétrico enquanto o carro está funcionando.

  1. Radiador

O radiador é responsável por ajudar o motor a se manter frio, removendo o calor do líquido de arrefecimento antes de ser bombeado de volta pelo motor.

  1. Eixo dianteiro

Parte do sistema de suspensão, o eixo dianteiro é onde os cubos das rodas dianteiras são fixados.

  1. Direção e Suspensão Dianteira

Ajuda a melhorar o andamento e o manuseio do veículo. Embora os sistemas variem na composição, eles normalmente incluem amortecedores / escoras, juntas esféricas , extremidades de tirantes , sistema de direção de cremalheira e pinhão e braços de polia / pitman .

  1. Freios

Encontrados nas quatro rodas, seus freios são um dos sistemas de segurança mais importantes do seu veículo. Os freios a disco podem ser encontrados nas rodas dianteiras e traseiras e possuem pastilhas e pinças de freio. 

Freios a tambor com sapatas de freio e cilindros de roda podem ser encontrados nas rodas traseiras de alguns veículos.

  1. Conversor Catalítico

Um dispositivo que controla as emissões do seu veículo, o conversor catalítico transforma gases e poluentes nocivos em emissões menos prejudiciais antes de saírem do sistema de escapamento do carro.

  1. Silenciador

Mantém o sistema de escapamento silencioso por meio do uso de defletores ou outros materiais que reduzem ou abafam o som.

  1. Tubo de escape 

Transporta os gases de escape do silencioso para o exterior do veículo.

  1. Tanque de combustível

Normalmente localizado antes do eixo traseiro, o tanque de combustível contém a gasolina que fornece energia ao seu veículo. O posicionamento é importante para evitar áreas que podem se dobrar em uma colisão.

  1. Eixo traseiro Parte

Fundamental do sistema de suspensão no qual as rodas traseiras são montadas.

  1. Suspensão Traseira

Assim como a suspensão dianteira, a suspensão traseira contribui para o manuseio e a qualidade do veículo. Os sistemas podem variar, mas geralmente são compostos de amortecedores, molas helicoidais , juntas esféricas , braços de controle e juntas homocinéticas.

  1. Pneus 

É literalmente onde a borracha encontra a estrada. Garantir que seus pneus estejam perfeitamente alinhados, corretamente calibrados e tenham uma grande quantidade de banda de rodagem ajudará muito a manter você e sua família seguros. 

  1. Filtro de ar 

 Esta é outra parte frequentemente esquecida de seu motor que pode prejudicar o desempenho, se não for bem mantida. Normalmente, os filtros de ar podem durar de 15.000-30.000 milhas, por isso é sempre uma boa ideia ter um especialista para verificá-los quando eles forem colocados sob o capô. 

Se você dirige em áreas com muitas estradas de terra ou construções, pode ser necessário obter um novo filtro com mais frequência. Um filtro de ar entupido pode reduzir sua milhagem de gás, sua potência e potencialmente fazer com que seu motor pare. 

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT