Baixo nível das águas do rio Jacaré-Pepira preocupa setor de turismo em Brotas, SP

Prefeitura acionou Ministério Público para obter informações da Prefeitura de São Pedro (SP) que estaria retirando água do rio sem autorização. População montou um abaixo-assinado contra a captação de água.

baixo nível do Rio Jacaré-Pepira tem preocupado o setor de turismo de Brotas (SP). O rio é uma das principais atrações do município, onde são realizadas muitas atividades esportivas e de aventura, como o rafting.

O pouco volume de chuvas dos últimos meses é um dos fatores para o fraco volume de água, mas segundo o secretário de Turismo, Fábio Pontes, a situação piorou em outubro, após a instalação de uma tubulação de 5 quilômetros para captação de água feita pela Prefeitura de São Pedro dentro da bacia da nascente do rio Jacaré-Pepira sem a autorização da Prefeitura de Brotas.

clique na imagem e saiba mais

“Nós solicitamos as autorizações junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) e o estudo que foi feito para retirar a água e não recebemos a documentação, então, fomos até o Ministério Público para que a Justiça busque essas autorizações para nós”, afirmou Pontes.

O Ministério Público informou que a Prefeitura de São Pedro disse que a tubulação não estaria em funcionamento. Afirmou ainda que foi cobradas informações da Cetesb, responsável pelas licenças ambientais e do Daee, responsável pela outorga.

Mas os moradores de Brotas acreditam que a captação de água está ativa porque flagraram um vazamento na tubulação. O instrutor de rafting há 9 anos, Gabriel Tessa nunca tinha visto o rio com nível tão baixo. “Essa época era para o rio ter um volume maior de água e agora sem chuva e a galera puxando água vai diminuir muito o nível de água e o rio vai sofrer muito”, afirmou.

Ele contou que foi organizado um abaixo-assinado para evitar que a água seja retirada do rio com 12 mil assinaturas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro afirmou que o vazamento foi flagrado em um dia que estaria sendo feito um teste na tubulação e que só irá captar água do Jacaré-Pepira em caso de extrema necessidade. (Com informações do São Carlos e Araraquara)