Bancos vão funcionar durante Carnaval? Veja horário para pagamentos

Customers use automated teller machines (ATM) at a Itau Unibanco Holding SA bank branch in Brasilia, Brazil, on Wednesday, Jan. 18, 2017. Itau, the biggest bank in Latin America by market value, has reached an agreement to postpone to January 2022 the acquisition of shares of Colombia's CorpBanca. Photographer: Gustavo Gomes/Bloomberg via Getty Images

O feriado só é oficial em alguns estados e municípios.

feriado de Carnaval não será concedido em diversos estados brasileiros, mas mesmo assim os bancos não devem funcionar. Saiba aqui como pagar as suas contas nesse feriado sem atraso, e sem gerar multas e juros.

O ponto facultativo foi suspenso na maior parte do país. Apesar disso, os bancos decidiram que suas agências ficarão fechadas nos dias 15 e 16 de fevereiro, ou seja, segunda e terça-feira. Já na quarta-feira (17), o expediente será até às 12 horas.

Se eu pagar na lotérica o que acontece?

As casas lotéricas não informaram ainda se vão ter expediente. Cada estado ou município deve decidir se vai abrir ou não. Mas, se abrir, os pagamentos feitos devem ser processados apenas nos dias 17 e 18.

clique na imagem e saiba mais

Com isso, os pagamentos feitos por meio de TED e DOC, só serão processados na quinta-feira (18). Os pagamentos feitos no dia 17 serão compensados apenas se for realizado por TED.

Minha conta vence no feriado o que devo fazer?

Os tributos estaduais como água, luz, energia, telefone e etc., já possuem data de vencimento no dia 18 de fevereiro. Em outros casos há duas opções: Fazer o pagamento com PIX.

O Pix funciona 7 dias, 24 horas por dia, mesmo em domingo e feriados. Com a ferramenta, as transações são realizadas em segundos e não é preciso esperar para a compensação. 

Carnaval

Os quatro dias tradicionais de carnaval seriam entre sábado (13) e terça-feira (16), mas por conta da pandemia as celebrações deste ano foram canceladas com a intenção de evitar aglomerações. Sendo assim, cada município e estado ficará responsável por conceder ou não o feriado.

ÁGIL DPVAT

O feriado só é oficial em alguns estados e municípios, como no Rio de Janeiro, que terça-feira é feriado estadual. Com isso, mesmo sendo feriado e com as empresas fechadas, são elas quem decidem deixar seus funcionários em casa ou não.