Banhista morre afogado na Represa do Broa em Itirapina, SP

Corpo foi encontrado pelos bombeiros a 20 metros da margem.

Um banhista de 28 anos morreu afogado na Represa do Broa, em Itirapina (SP), neste domingo (11). O corpo de Warley Ramos dos Santos foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros a 20 metros da margem.

Segundo o sargento Rafael Antunes Lopes, o banhista foi atrás de uma bola que caiu na água e acabou se afogando. “Acredito que, com o vento e por não ter prática em natação, ele acabou afundando e se afogou”, disse.

clique na imagem e saiba mais

Ainda segundo os bombeiros que atenderam a ocorrência, a vítima, era moradora da cidade de Artur Nogueira (SP). O caso será registrado no plantão da Central de Polícia Judiciária.

Represa liberada

Há 7 meses a Represa do Broa estava fechada por causa da pandemia.  

No sábado, a Prefeitura de Itirapina divulgou que reabriria o local apenas na segunda-feira (12). No entanto, desde quinta-feira (8) não tem mais controle na entrada da represa.  

Mesmo com a proibição, em vários fins de semana, banhistas foram flagrados na orla e na própria represa do lobo. Inclusive, um grande movimento foi registrado neste domingo, onde muitas pessoas aproveitavam o dia de sol, a maioria delas sem máscara. 

A reabertura acontece depois que Itirapina avançou para a fase verde do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. Até então, só podiam entrar moradores, proprietários de imóveis e convidados dessas pessoas.  

A decisão foi publicada em um decreto no Diário Oficial. A prefeitura considera que a situação da pandemia na cidade é favorável e estável, o que permite neste momento a retomada segura.  

Ainda foram definidas novas regras para embarcações na represa. A partir de agora será preciso agendar para usar o espaço náutico. Estão permitidas apenas cinco pessoas por barco e duas embarcações por vez na represa. Todos os banhistas precisam estar usando máscara. (Com informações ACidadeON/São Carlos)