Bebê de seis meses se engasga e é salva por PMs no litoral de SP

Pequena Ísis Borges de Oliveira foi salva pelo soldado Bruno Marcondes e pelo Cabo Thiago Alves após se engasgar.

Uma criança de apenas seis meses foi salva por policiais militares após se engasgar em São Vicente, no litoral de São Paulo. Os pais da bebê temiam não conseguir chegar em um hospital a tempo de acudir a pequena Ísis Borges de Oliveira. Por isso, eles pediram ajuda aos policias da 2ª Companhia do 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI).

De acordo com a mãe de Ísis, Fabíola Borges do Nascimento, a bebê começou a se engasgar na noite da última terça-feira (1º), pouco tempo após ser amamentada. Ela conta que a bebê passou a vomitar. A família tentou fazer uma manobra para que a criança se desengasgasse, mas a menina desmaiou.

clique na imagem e saiba mais

A família, que estava na casa da mãe de Fabíola, no bairro Jardim São Manoel, em Santos, foi em direção à São Vicente para buscar atendimento médico. “Íamos levá-la a um hospital, mas ela ficou inconsciente no meio do caminho, e só conseguimos chegar na base da Polícia Militar”, explica a mãe.

Assim que chegaram na unidade, os pais foram atendidos pelo soldado Bruno Marcondes e pelo cabo Thiago Alves. Segundo Marcondes, o bebê estava desacordado no momento em que o receberam dos braços da mãe. Rapidamente, a dupla aplicou a ‘manobra de Heimlich’ em Ísis. A menina reagiu, acordou e voltou a tossir.

Ainda na base, os militares acionaram o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou o bebê ao Hospital Municipal de São Vicente. Na unidade de saúde, Ísis passou por exames e foi liberada para voltar para casa.

“Foram os piores minutos da minha vida, ver minha filha desacordada no meu colo. Mas eles foram muito rápidos e atenciosos, sem eles não íamos conseguir chegar no hospital. Eles foram muito importantes, agradeço muito a atenção que deram para minha filha, e que isso possa ser um alerta para outras mães também”, finaliza Fabíola.