Recém-nascida segue internada em estado delicado na Santa Casa e já iniciou redução de medidas intensivas, segundo equipe médica.
A recém-nascida encontrada dentro da lixeira de um banheiro do Hospital São Leopoldo Mandic, em Araras (SP), apresentou evolução gradual e positiva nos últimos dias, segundo informações divulgadas pela equipe médica responsável pelo atendimento da criança.
A bebê está internada na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Araras desde a última terça-feira (12), quando foi transferida em estado extremamente grave após ser localizada dentro do hospital.
De acordo com a unidade de saúde, desde a admissão a criança recebe acompanhamento intensivo e assistência contínua de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
Segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (15), a recém-nascida começou a apresentar melhora clínica gradual, permitindo o início do processo de desmame de medidas intensivas utilizadas para estabilização do quadro.
Entre os avanços apontados pela equipe estão a redução de drogas vasoativas — utilizadas para controle da circulação e pressão arterial — e também a diminuição progressiva do suporte ventilatório mecânico.
Apesar da evolução considerada positiva, o estado da bebê ainda inspira cuidados extremos. A criança segue internada sob monitoramento contínuo na UTI Neonatal, com acompanhamento intensivo das equipes médicas.
O caso gerou forte comoção em Araras e repercussão em toda a região desde a manhã de terça-feira, quando a recém-nascida foi encontrada por funcionários dentro da lixeira de um banheiro do hospital.
Segundo informações registradas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, a corporação foi acionada após colaboradores da unidade hospitalar localizarem a criança no interior da lixeira.
Conforme o boletim de ocorrência, uma mulher teria procurado atendimento médico apresentando quadro compatível com gestação. Ainda segundo relatos da equipe hospitalar, ela permaneceu por longo período no banheiro da unidade e não compareceu ao atendimento quando chamada.
A enfermeira responsável informou que, diante da demora e da ausência de resposta, alertou que acionaria a polícia caso a porta não fosse aberta.
Quando funcionários conseguiram acessar o banheiro, encontraram o local com grande quantidade de sangue. Durante a limpeza, a recém-nascida foi localizada dentro da lixeira.
A bebê recebeu os primeiros atendimentos ainda no hospital. Segundo o médico responsável pelo socorro inicial, a criança apresentava quadro de hipotermia severa, estava bastante fria, mas reagia aos estímulos realizados pela equipe médica.
O caso passou a ser investigado como tentativa de infanticídio e foi encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher de Araras. A investigação busca esclarecer as circunstâncias do ocorrido e as responsabilidades no caso.



