Beleza e saúde: conheça a história dos cosméticos

PUBLICIDADE

Saiba como os cosméticos se desenvolveram e chegaram aos cuidados com a pele que temos hoje em dia.

Atualmente não imaginamos as nossas vidas sem produtos de beleza e saúde. De shampoos a maquiagens, sempre usamos estes cosméticos no nosso dia a dia. Eles são produtos antigos que se desenvolveram ao longo dos séculos, com materiais, cores e texturas cada vez mais diversos e que agradam a todos os gostos.

Esses cosméticos não são apenas para nos deixar mais bonitos, mas também para cuidar da nossa saúde. Eles estão tão presentes nas nossas vidas que nunca pensamos em como eles se tornaram o que são e da forma que existem hoje.

Onde tudo começou?

A história dos cosméticos é antiga. Desde a pré-história os homens utilizavam materiais como terra, folhas e seiva de plantas para se camuflar. Anos depois, durante a Antiguidade, há evidências que mostram a argila sendo utilizada para limpeza corporal.

O próximo e principal registro que temos do uso de produtos para se embelezar e de limpeza é no Antigo Egito. Eles usavam a argila para criar sabões, utilizavam óleos para hidratação e conheciam diversos tipos e cores de minérios para colorir o rosto. O mais conhecido é o khol, um pigmento preto que passavam em volta dos olhos. Ele é muito semelhante ao lápis de olhos que usamos atualmente.

Além disso, foram encontrados diversos cremes, bálsamos e incensos utilizados para pintar e cuidar do corpo. Várias essências perfumadas e a prática de colorir os cabelos também eram comuns na época.

Há registros da existência desses cosméticos em outros lugares, como no Oriente e na Ásia. Na Grécia e Roma antigas, nas quais havia casas de banho para homens, produtos de beleza e fragrâncias eram muito populares.

Como se desenvolveram ao longo dos séculos?

Durante a Idade Média o uso de cosméticos se tornou menor por conta do rigor com que o cristianismo tratava o cuidado com o corpo e o embelezamento. Então enquanto na Índia e no Oriente a preocupação com banhos e colorir o rosto era grande e se desenvolveu, na Europa as pessoas passavam meses sem tomar banho.

PUBLICIDADE

Com a falta de produtos específicos, as mulheres costumavam usar leite, lama, chumbo e outras substâncias para dar o aspecto mais pálido à pele, que era popular no período.

Com o período renascentista e o avanço da ciência, os cosméticos voltaram à cena e se desenvolveram nos países europeus. As viagens entre os continentes fizeram com que métodos e técnicas de se produzir e utilizar esses produtos fossem trocadas.

Na Idade Moderna, com os reis e rainhas da Europa que costumavam usar bastante cosméticos para colorir o rosto, eles se tornaram parte do cotidiano da nobreza. Diversas fragrâncias foram desenvolvidas a partir de vários produtos naturais, como flores e plantas.

Nesse período os cosméticos eram produzidos em casa, utilizando diversos elementos que, combinados, produziam substâncias para passar na pele. Nem sempre essas misturas eram seguras, pois algumas continham elementos prejudiciais à saúde.

Os cuidados com a pele no século XX

Com o desenvolvimento da ciência, mais especificamente da química, a indústria dos cosméticos pôde se desenvolver. Produtos de cuidados com a pele, com o cabelo e para colorir o rosto foram se tornando cada vez mais populares ao longo do século XX.

No decorrer desse século as pessoas começaram a ficar cada vez mais exigentes e a cuidar mais da pele. Foram criados cremes e loções para proteger, hidratar e prevenir o envelhecimento. Produtos para diminuir linhas de expressão e celulites tinham como objetivo trazer um resultado mais rápido e eficiente.

O cuidado com a pele, com o cabelo e o uso de maquiagens foi alinhado a uma ideia de beleza e bem-estar. Então essa indústria cresceu bastante nesse período e várias marcas e celebridades lançaram linhas de cosméticos nas mais variadas formas, cores e finalidades.

Beleza no século XXI

O século XXI nos mostra uma rotina de cuidados com a pele já consolidada. Então a preocupação agora é desenvolver produtos cada vez melhores e mais práticos para atender a todas as necessidades das pessoas.

São criados cosméticos para todos os tipos e tonalidades de pele. Se antes a maquiagem era pensada para apenas alguns rostos, agora ela é feita para todos. O mesmo acontece com produtos de skincare, formulados para pessoas de todas as idades.

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP