Benefícios não financeiros: veja o que as empresas estão oferecendo!

Os benefícios são cruciais para a relação do profissional com a empresa e são cada vez mais diferenciais no mercado.

Ter um bom pacote de benefícios é essencial para atrair e reter talentos e quando falamos sobre isso cada vez mais as empresas estão inovando e indo além dos tradicionais vale transporte e refeição.

Salários e benefícios financeiros são cruciais, mas não são apenas eles que fazem sentido para o colaborador em sua vida social e familiar e diversos outros benefícios tem se tornado comum no mercado para atender os mais diversos tipos e necessidades de profissionais.

O que sua empresa está oferecendo em questão de benefícios? Reunimos alguns que fazem cada vez mais parte do mercado!

Benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são vantagens que as empresas disponibilizam para seus colaboradores para aumentar seu nível de satisfação e retenção de talentos. Eles podem se dividir entre obrigatórios e não obrigatórios.

Os benefícios obrigatórios são aqueles que têm previsão legal na legislação brasileira e são direitos trabalhistas, ou seja, eles não são uma opção da empresa e é preciso disponibilizá-los ao quadro de funcionários. São eles:

  • FGTS;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Horas extras;
  • Depósito do FGTS;
  • Licenças;
  • Repouso semanal remunerado;
  • INSS;
  • Adicional de férias;
  • Vale-transporte.

 

É importante que o colaborador entenda que esses são direitos que lhe são assegurados e não podem ser negociados como benefícios exclusivos ou não, afinal, eles são previstos pela CLT.

Já os benefícios não obrigatórios são aqueles que podem ou não ser concedidos aos trabalhadores e dependem de estratégias e decisões das empresas. Eles são cada vez mais importantes e cobiçados pelos colaboradores e nem sempre são sobre benefícios financeiros.

Incentivo à educação

Os treinamentos, desenvolvimento e incentivo à carreira são muito importantes para manter os colaboradores em sua jornada de crescimento e o auxílio para a educação passa a ser cada vez mais valorizado.

Cada vez mais as pessoas olham para sua carreira e buscam formas de se desenvolver para crescer no local de trabalho e isso pode vir através de cursos, plataformas, conhecimentos rápidos até especializações.

Sendo assim, mais do que oferecer estratégias e calendários de treinamentos internos, muitas empresas passam a disponibilizar plataformas, universidades corporativas, gamificação, cursos online e até mesmo parcerias entre empresas e com instituições ou incentivos financeiros que seja possível a para realização de cursos e desenvolvimento apoiados pela organização.

Maior tempo livre e flexibilidade no trabalho

A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional também aumenta entre os desejos dos trabalhadores e esse também é um benefício não financeiro muito oferecido pelas empresas.

Estar em ambientes que valorizam a vida pessoal e que dão tempos livres para os funcionários em determinados momentos é muito importante.

Diversas ações desse tipo são cada vez mais implementadas nos negócios e a Short Friday é um desses exemplos. Nesse caso, em determinadas sextas-feiras existem menos períodos de expediente para que o colaborador tenha maior tempo e flexibilidade para outras áreas da sua vida.

Previdência Privada

Com a reforma da previdência e as pessoas olhando para seus futuros e planejamento financeiro, a previdência privada passa a ser um benefício cada vez mais valorizado e olhado dentro dos negócios.

Segundo a pesquisa “Tendências em Benefícios para 2021”, os colaboradores de cargos considerados mais estratégicos pelas empresas, com salários acima de R$3 mil, apontaram a previdência corporativa como um dos 3 benefícios que não recebem, mas gostariam de receber.

Cuidado com a saúde mental

Mais do que assistência médica, a saúde mental tem sido um tópico que desperta cada vez mais a atenção das pessoas.

Aqui não falamos apenas sobre disponibilizar um plano de saúde, mas também sobre incentivar a saúde do colaborador. Isso pode ser feito através de palestras, disponibilização de psicólogos, terapias e conversas em grupos, entre outros.

Os benefícios são muito importantes para os colaboradores e é essencial para os profissionais olhar para eles e ter esse tópico como motivador para escolha de uma posição.

Que tipo de benefício você recebe ou deseja receber? Fique atento sobre os obrigatórios ou não e não fique sem seus direitos!

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT