Bolsonaro defende volta do voto impresso já em 2022 em live na internet

O presidente Jair Bolsonaro defendeu, na transmissão semanal que faz toda a quinta-feira pela internet, mudanças no sistema eleitoral brasileiro.

Bolsonaro quer a volta do voto impresso já a partir de 2022 – ano de eleições presidenciais em que ele disputará a reeleição. Sem citar diretamente as eleições nos Estados Unidos, que são o foco do mundo nos últimos dias, o presidente do Brasil disse que é preciso, abre aspas, “buscar um sistema confiável”, fecha aspas. 

Lembrando que, diferente dos Estados Unidos, que têm voto e apuração manuais, o sistema eleitoral brasileiro utiliza urnas eletrônicas. O resultado de um pleito presidencial nos Estados Unidos, por exemplo, demora dias para ser conhecido; aqui, os resultados saem em poucas horas.

Outra diferença é que, nos Estados Unidos, cada estado tem suas próprias regras para apuração e aqui no Brasil existe a Justiça Eleitoral que estabelece diretriz única para todo a nação. Vale lembrar que, mesmo tendo vencido a eleição de 2018, Bolsonaro já falou em algumas ocasiões sobre fraude no sistema eleitoral brasileiro.  

clique na imagem e saiba mais

Em março desse ano, em viagem aos Estados Unidos, chegou até a dizer que tinha provas de que tinha vencido no primeiro turno, mas nunca apresentou comprovações. Nos EUA, Donald Trum, em vias de perder a reeleição, tem dito que é vítima de fraude, que votos estão sendo computados de maneira fraudulenta a seu adversário, o democrata Joe Biden.