Brasil possui 47 barragens em estado de emergência

Das 47 barragens em situação de risco, 42 estão localizadas em Minas Gerais, sendo que 30 delas são administradas pela Vale SA.

Após cinco anos do rompimento da barragem em Mariana e quase dois anos da tragédia de Brumadinho, o perigo de uma nova catástrofe é grande: 47 barragens estão em estado de emergência no Brasil.

As informações foram divulgadas em um relatório da Agência de Mineração (ANM). Das 47 barragens em situação de risco, 42 estão localizadas em Minas Gerais, sendo que 30 delas são administradas pela Vale SA.

Print retirado do relatório da ANM

Dentro da classificação de “situação de emergência”, existem três níveis. Três barragens estão no último: B3 / B4, da Minerações Brasileiras Reunidas, em Nova Lima; a Forquilha III, em Ouro Preto; e a Sul Superior, em Barão dos Cocais.

clique na imagem e saiba mais
Fonte: Relatório da ANM

Outras barragens citadas no relatório estão localizadas no Amapá (2), Mato Grosso (4), Pará (1), Goiás (1) e Rio Grande do Sul (1). As barragens que apresentam “risco médio” são 58, sendo que 28 estão localizadas no Mato Grosso e 8 em Minas Gerais. As consideradas de “risco baixo” são 326 no total.

A tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro de 2019, matou 259 pessoas, já a tragédia de Mariana , que ocorreu em 5 de novembro de 2015, matou 18 pessoas e se tornou o crime ambiental de maior impacto ambiental da história do Brasil.

ÁGIL DPVAT

Fonte: Hypeness