Brasil volta a segunda posição no ranking de Covid-19 no mundo

O Brasil chegou à marca de 11.483.370 casos, tendo mais de 2.000 mortes diárias nesta semana. O número total de mortes chegou a 278.229 no país, atrás somente dos Estados Unidos, com 534.476 mortes. No mundo já são quase 120 milhões de casos de Covid e 2.653.641 mortes confirmadas.

Estes dados comprovam que as medidas restritivas não estão sendo tão eficazes, fazendo necessários mais estudos sobre a saúde durante e após esse momento de pandemia. Para se aprofundar mais no tema, veja exemplos de como fazer uma justificativa de TCC relacionada a Covid-19 e algumas dicas para manter a saúde em dia e se proteger do vírus.

Panorama

Em setembro, a Índia ultrapassou o Brasil no ranking, ficando na segunda posição e deixando o Brasil abaixo. Hoje, os números do Brasil infelizmente o levam para a segunda posição novamente. Na Índia há cerca de 1,3 bilhão de habitantes e o governo decidiu adotar o uso da hidroxicloroquina como profilático, visto que a maior parte da população ainda é vista sem máscara e em aglomerações.

A mesma situação é vista no Brasil. Apesar de vários estados estarem com medidas restritivas quanto ao horário de funcionamento de comércios e de circulação de pessoas, bares e restaurantes estão abrindo e aglomerando pessoas. O jogador Gabigol e o cantor MC Gui foram vistos saindo de um cassino com mais de 200 pessoas recentemente, o que demonstra que até as celebridades não estão tão conscientes quanto deveriam.

O país está passando por um momento de instabilidade política e econômica, a população tende a aceitar as medidas ou se revoltar contra elas.  Seguidores do presidente Jair Bolsonaro, fizeram buzinaço em frente a um hospital no Rio Grande do Sul contra as medidas restritivas e detalhe, o hospital estava lotado com pacientes de Covid.

Sendo assim, é construída pouco a pouco a relevância para a sociedade de estudar sobre como o coronavírus impacta a sociedade e entender como cuidado pessoal, isolamento e aplicativos para saúde podem ajudar a população.

Estudos na área de saúde

É preciso argumentar com consistência ao falar de saúde, principalmente tratando-se da Covid-19. Buscar dados estatísticos, fontes atuais e opiniões de várias pessoas de lugares diferentes pode ajudar a ter uma maior compreensão da universalidade de experiências e realidades envolvidas neste tema.

Com o objetivo de evidenciar os problemas levantados num estudo científico, a justificativa no trabalho de conclusão de curso (TCC) tem a função essencial no trabalho de mostrar a importância do trabalho científico para a devida área, usando argumentos e respondendo perguntas que que justifiquem a definição do tema.

Uma justificativa consistente deve buscar as origens de algum problema para apresentar formas de saná-lo  a partir de métodos teóricos, matemáticos ou com diagramas, estendendo a compreensão dos fenômenos que estão sendo investigados. Exemplo:

“A necessidade de promover a discussão sobre o aumento da circulação do vírus Sars-Cov 2 na população mundial é de extrema importância no contexto da sociedade brasileira, segunda com maior número de casos.

O presente trabalho irá avaliar as mudanças de comportamento de jovens que ficaram em isolamento na cidade de São Paulo e jovens que permaneceram indo a festas, em busca da proporção entre isolamento e diminuição do número de casos.

Esperamos atrair a atenção para o tema e contribuir para a adoção de medidas de distanciamento social na população brasileira. Além disso, nossas conclusões podem servir de base para outros estudos da área.”

Aplicativos que podem ajudar

O Ministério da Saúde do Brasil lançou o aplicativo Coronavírus-SUS com o intuito de conscientizar a população sobre o Coronavírus, mas também há outras iniciativas que podem ajudar a quem estiver com sintomas ou busca por informações. Todos estes aplicativos estão disponíveis para download na Play Store, lembrando que em casos mais sérios de sintomas, procurar ajuda médica é essencial.

  • CDC;
  • Covid Coach;
  • How We Feel;
  • Care 19 Diary;
  • Health Together;
  • Care 19 Alert;
  • SafePlaces.
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT