Busca por praia e sol motiva metade das viagens de lazer dos brasileiros

PUBLICIDADE

Dos 9,1 milhões de domicílios brasileiros com viajantes, o tratamento de saúde motivou quase 20% dos deslocamentos, afirma IBGE.

O lazer (35,7%) e a visita a parentes ou amigos (32,5%) foram as principais motivações que fizeram os brasileiros viajar em 2021, mostram dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre os que fazem deslocamentos por lazer, quase metade das viagens (48,7%) foi realizada em busca de turismo de sol e praia, o que se caracteriza por viagens turísticas de entretenimento ou descanso em praias.

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Pnad Turismo (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), as atividades turísticas que utilizam o patrimônio natural e as belas paisagens como atrativos apresentaram grande participação no turismo de lazer. Em 2020, 20,5% das viagens de lazer tinham esse propósito e, em 2021, foram 25,6%.

Viagens com finalidade cultural e gastronômica, com acesso ao patrimônio histórico e cultural, assim como a eventos culturais que valorizem e promovam os bens materiais e imateriais da cultura, também ocorreram em percentuais significativos (15,5% em 2020 e 16% em 2021).

Também figuram entre as motivações para as viagens realizadas por 9,1 milhões (12,7%) dos 71,5 milhões de domicílios brasileiros o tratamento de saúde ou consulta médica (19,6%) e a participação em evento familiar ou de amigos (2,9%).

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP