“Caça-vazamentos”: atuação dos técnicos previne grandes perdas de água tratada em Araras, SP

Desde 2017 esse serviço é essencial para garantir um abastecimento de qualidade para a população.

Implantado pelo Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) o serviço de “Caça-vazamentos” tem atuação destacada  em Araras, garantindo um abastecimento de qualidade e reduzindo perdas de água tratada por meio de varredura em todos os ramais da cidade, utilizando aparelhos modernos e específicos para localizar vazamentos invisíveis que ocorrem nas redes de abastecimento.

Equipes do Saema usam um aparelho de escuta chamado “Geofone eletrônico”, que permite a localização exata de vazamentos na rede que ocorrem após pequenas rachaduras e que apesar de não serem visíveis, representam grandes perdas de água tratada e prejuízos para o município e moradores.

O profissional que opera o “Geofone” faz uma varredura no local onde estão os sinais de vazamentos e ao colocar o sensor do aparelho no piso ou parede, é possível precisar o local da ruptura, evitando assim o aumento da fissura e estragos maiores em calçadas e ruas.

De acordo com o Saema, de janeiro de 2021 até o momento, foram localizados 182 vazamentos invisíveis, dos quais já foram reparados 155 em um trabalho contínuo e intenso.

“O Saema trabalha muito e de diversas formas, para que a cidade continue tendo um abastecimento de água com muita qualidade e para que o índice de perdas seja drasticamente reduzido”, disse o presidente da Autarquia, Alexandre Castagna.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 014 4321 ou pelo e-mail [email protected].

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP