CADASTRO ÚNICO GANHA FERRAMENTA ONLINE PARA BENEFICIAR USUÁRIOS

“Consulta Cidadão” e “Rede Cadastro Único” foram lançadas no início do mês, em Brasília; objetivo é melhorar atendimento dos beneficiários de políticas sociais que usam o Cadastro


Com o objetivo de beneficiar os usuários do Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) criou duas ferramentas – “Consulta Cidadão” e “Rede Cadastro Único” que visam à desburocratização do serviço, de uma maneira rápida e segura. A “Consulta Cidadão” tem a intenção de reduzir a sobrecarga de trabalho dos municípios em função dos atendimentos, bem como os custos de impressão e filas de espera. A ferramenta também facilitará o trabalho para os programas que utilizam o Cadastro Único como critério de seleção de beneficiários, pois será possível validar as certidões apresentadas que foram emitidas de forma online. 

clique na imagem e saiba mais

Anteriormente, era necessário que o responsável pela unidade familiar (RF), que prestou as informações ao Cadastro Único o no momento do cadastramento, comparecesse a um posto de atendimento nos municípios para obter qualquer informação sobre seus dados e de sua família.  A “Consulta” está disponível no endereço eletrônico – www.mds.gov.br/consultacidadao.

Já a “Rede Cadastro Único”, será um espaço de interação entre os gestores dos mais de 20 programas sociais. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, atualmente, o Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. A iniciativa prevê encontros presenciais entre gestores dos programas e um espaço virtual de interação. O objetivo é promover o uso adequado das informações e desenvolver soluções de atendimento que facilitem o acesso das famílias aos benefícios.


O acesso é feito por meio do link – www.mds.gov.br/redecadastro, e, por enquanto, é restrito aos gestores dos programas sociais parceiros. O lançamento das ferramentas ocorreu no inicio de maio, em Brasília. Mais informações sobre as novas ferramentas do Cadastro Único podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700 (Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social)

*COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ARARAS E REGIÃO ALÉM DE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS