CÂMERAS DE MONITORAMENTO TERÃO MAIS FUNÇÕES PARA AMPLIAR SEGURANÇA EM RIO CLARO

As câmeras instaladas nas vias públicas de Rio Claro darão suporte mais efetivo ao combate à criminalidade e às infrações de trânsito no município. Com o objetivo de ampliar os mecanismos de segurança oferecidos à comunidade, a prefeitura está adotando nova dinâmica no uso das câmeras, que passarão a ser usadas também para identificar veículos furtados e roubados, e para coibir práticas proibidas no trânsito.

02
“As 24 câmeras da prefeitura, instaladas em pontos movimentados da cidade, funcionam 24 horas e podem ser muito melhor aproveitadas do que vinham sendo durante todos esses anos”, comenta o vice-prefeito e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba.

Isso porque os equipamentos, de alta resolução, geram imagens nítidas que podem ser bastante ampliadas com pouca perda de qualidade, o que ajuda a identificar indivíduos em atitude suspeita, e a partir de agora, também modelos, cores e até placas de veículos. A fiscalização intensificada com as câmeras será feita pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão da Guarda Civil responsável pelo gerenciamento do sistema de monitoramento.

clique na imagem e saiba mais

No caso da fiscalização de trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana reforça que o principal objetivo das câmeras é oferecer à população mais um mecanismo de segurança no tráfego, que já conta com radares e lombadas eletrônicas. A prefeitura reforça a necessidade dos condutores sempre obedecerem a legislação e sinalização, para não serem multados. Em caso de qualquer infração, como estacionar em local proibido, as imagens das câmeras podem ser usadas para aplicação de multa, conforme estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

01

Para reforçar a orientação aos motoristas, a prefeitura está instalando 30 placas informando sobre o novo sistema de monitoramento. Os avisos estão sendo colocados em vias como as avenidas Presidente Kennedy, Tancredo Neves, Castelo Branco e Brasil, assim como no final da Rua 9 perto da Rodovia Constante Peruche e demais acessos ao município. Outras placas informativas também serão instaladas em breve em pontos estratégicos da cidade.

De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Adilson Marques, outro potencial das câmeras que passará a ser explorado é o auxílio no controle de congestionamentos em algumas áreas, como o centro da cidade.

Desde janeiro, quando assumiu a prefeitura de Rio Claro, o atual governo municipal já realizou várias ações para incrementar o setor de segurança do município. Semanalmente e em datas estratégicas, vão para as ruas GMs que nos demais dias fazem trabalhos administrativos. As parcerias com a Polícia Militar foram estreitadas e o sistema de rádio ampliou o alcance de comunicação na zona rural. O canil municipal agora treina no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque.

Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Claro