Caminhão é atingido e arrastado por trem no Porto de Santos, SP

Segundo informações da Autoridade Portuária de Santos, ninguém ficou ferido.

Por G1 Santos

Um trem colidiu lateralmente com um caminhão que fazia uma manobra na linha férrea do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Um vídeo obtido pela nossa reportagem na tarde desta segunda-feira (17) mostra o momento em que a colisão aconteceu. Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido.

Segundo informações da Autoridade Portuária de Santos, um caminhão bitrem saiu do terminal 12A e, ao tentar acessar a Rua Xavier da Silveira, foi atingido por uma locomotiva na cruzamento de nível junto à Praça Cândido Gafreé, no bairro Paquetá.

clique na imagem e saiba mais

Segundo apurado pela reportagem, o caminhão fez uma conversão, que não é considerada proibida, e não conseguiu atravessar o trilho a tempo. Seu segundo semirreboque acabou sendo atingido pelo trem e o veículo foi arrastado por alguns metros, até que a locomotiva conseguiu parar. O acidente causou danos materiais ao caminhão e quebrou parte do muro da via férrea.

A VLI lamenta o ocorrido e informa que a colisão não causou vítimas. A empresa esclarece ainda que todos os procedimentos de segurança foram adotados, como o acionamento da buzina para alertar e dos freios de emergência.

Antes de atravessar uma linha férrea é importante que pedestres e motoristas sigam as orientações de ‘pare, olhe e escute’. Um trem pode demorar até um quilômetro para parar totalmente.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que o motorista deve parar o veículo antes de transpor a linha férrea. O condutor que não obedece a essa norma comete infração gravíssima, podendo levar multa e perder pontos na carteira. A empresa informa que promove campanhas de conscientização para reforçar os cuidados e o comportamento preventivo durante a interação com a linha.