Campanha cadastra doadores de medula óssea em Araras, SP

Araras (SP) realiza nesta quarta-feira (21) uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa será na FHO/Uniararas – Clínica de Fisioterapia, localizada na Avenida Dr. Maximiliano Baruto, Nº 500, Jd. Universitário

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Um transplante é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

clique na imagem e saiba mais

Para ser doador é preciso estar com boas condições de saúde e ter entre 18 e 55 anos. Os voluntários devem preencher um formulário com dados pessoais e depois é coletada uma amostra de sangue para o teste que verifica a compatibilidade do doador com o eventual receptor.

Os resultados ficam armazenados em um banco de dados e o doador é acionado quando a compatibilidade é confirmada. Para que o transplante de medula óssea seja realizado é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja de 100%.

O cadastramento é feito apenas uma vez e os doadores devem manter suas informações de contato sempre atualizadas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a chance de encontrar um doador compatível fora da família é de uma em 100 mil pessoas, portanto, quanto maior o número de cadastros, mais chances os pacientes terão.

Mais informações sobre a doação de medula óssea podem ser obtidas no site do Instituto Nacional de Câncer (Inca).