Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (24) em Araras, SP

Vacina está disponível para toda população, nas seis salas de vacina da rede municipal; Araras ainda não atingiu a meta de imunização para os grupos prioritários.

A campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (24), com doses disponíveis para pessoas que quiserem se imunizar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Araras (SP) ainda não atingiu a meta de imunização para parte dos grupos prioritários definidos pelo Governo Federal – entre eles, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mulheres no pós-parto (puérperas).

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% da população. Até o momento, a cobertura vacinal na cidade é de 75% entre as crianças, 74% das gestantes, 57% de adultos e 82% de puérperas. As vacinas estão disponíveis nas seis salas de vacina, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, em unidades da rede municipal de saúde (veja lista abaixo).

clique na imagem e saiba mais

“Reforçamos a importância dos grupos prioritários procurarem as salas de vacinação. Apesar de não proteger contra a covid-19, a vacina facilita o diagnóstico do vírus, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe”, informa Tavane Anselmo Malaguesse, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Araras.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavirus, mas garante imunidade contra outros tipos de vírus H1N1M, Influenza B e H3N2, que também podem provocar gripes e outras complicações respiratórias graves.

Outras informações sobre a Campanha de Vacinação podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522, ramais 219 e 226.

Onde ficam as salas de vacina*: CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere); PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga).

* doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30