Canil Municipal registra mais de 400 castrações neste ano em Araras, SP

Somente em julho, mais de 130 cirurgias foram realizadas gratuitamente; desse total, 90 aconteceram em animais abandonados.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Araras (SP), por meio do Canil Municipal, realizou até o momento mais de 400 castrações em 2020. Somente no mês de julho, 139 cirurgias foram realizadas gratuitamente no local.

Desse total, 90 aconteceram em animais abandonados em vias públicas, considerados errantes. As outras intervenções ocorreram por meio de demandas da população, solicitadas via Departamento de Ouvidoria (telefone 156) e serviços internos do Canil.

clique na imagem e saiba mais

No mesmo balanço fornecido pelo Canil, há outros serviços com destaque nesta temporada, como chamadas telefônicas atendidas (3.766), consultas (750), fiscalização de maus-tratos (394) e avaliações (149). Atualmente, o Canil Municipal conta com 90 animais.

“Desde a contratação dos nossos veterinários, o Canil Municipal vem realizando um trabalho mais eficiente, resultando em mais atendimentos à população. Em 2019, somente no Canil, registramos 737 castrações, número maior do que em 2018, quando foram 395 cirurgias”, comentou o diretor do Canil Municipal, Sandro Luiz Pedro.

 

Como faço para castrar o meu animal?

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quem precisa castrar animais deve se cadastrar no Canil Municipal. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos originais e cópias: RG (identidade), CPF, comprovante de endereço (contas do Saema ou Elektro), comprovante de renda (holerite) e telefone do responsável.

Além da apresentação dos documentos, o dono deve informar as características do animal, como raça, cor, histórico de doenças (se houver), entre outras especificações.

Gratuita, a castração desses animais é realizada mediante agendamento em clínicas particulares, conveniadas com a Prefeitura. Ao todo, a administração municipal adquiriu mais 860 cirurgias no mês passado, por meio desse convênio.

Já o Canil realiza, preferencialmente, castração de animais abandonados e comunitários e funciona na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, s/nº. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-4413.