Casa da Memória participa pela 1ª vez da “Primavera dos Museus” em Araras, SP

Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp


Organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), 13ª edição acontece de 23 a 29 deste mês; visitas técnicas e exibições de filmes estão na programação ararense.

Com o objetivo de inserir a Casa da Memória Pedro Pessotto Filho no panorama dos museus brasileiros, Araras participa pela primeira vez da “Primavera dos Museus” – evento cultural organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com a intenção de promover, divulgar e valorizar os museus do país, aumentar o público visitante e intensificar a relação das instituições com a sociedade. A Casa da Memória é coordenada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Nesta 13ª edição, a “Primavera” terá como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, que irá permitir a exploração dos aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.  

“Trazer a Primavera dos Museus para o nosso município é uma oportunidade de fidelizar e tornar mais frequente a presença do público na Casa da Memória. Tornar o espaço mais atuante, atraente e presente para a sociedade ararense como um todo, permitir que o local seja mais íntimo da população”, explicou Larissa Rizzatti Gomes, coordenadora do Educativo da Casa da Memória.

Para o secretário de Cultura, Marcio Neves, além da fidelização dos ararenses à Casa da Memória, o evento é uma maneira de preservar e divulgar as memórias do município. “A participação da Casa da Memória na 13ª Primavera de Museus nos coloca entre os grandes equipamentos culturais do Brasil, garantindo, assim, a preservação e divulgação da nossa história, para a coletividade. Eventos como esse estimulam a população ararense a conhecer mais ainda sobre os seus bens culturais”, comentou.

 

Programação “Primavera dos Museus” em Araras

Em Araras, a programação acontece dos dias 23 a 27, com diversas atividades gratuitas. Nessa semana, a Casa da Memória funciona em horário especial, das 9h às 20h. 

“Os museus são guardiões das nossas memórias, dos nossos afetos e, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção da sua identidade. A compreensão deste papel do museu e a apropriação do museu como um bem público e coletivo é importante para fortalecer a relação dos públicos com o museu. A nossa missão é contribuir na reflexão não somente sobre o que são e como se organizam as instituições museológicas, mas, principalmente, sobre a importância desses espaços para a sociedade”, finalizou Larissa.

Outras informações sobre a realização da 13ª “Primavera dos Museus” em Araras podem ser obtidas pelos telefones 3542-7602 e 3544-8156.