Certidões de nascimento, casamento e óbito terão um novo modelo obrigatório no Brasil

Os novos formatos das certidões têm como objetivo melhorar a segurança contra fraudes, facilitar o acesso digital e garantir mais clareza nos dados apresentados.

As  certidões de nascimento, casamento e óbito terão um novo modelo obrigatório no Brasil a partir do ano que vem. A mudança foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, e busca modernizar os documentos.

Os novos formatos das certidões têm como objetivo melhorar a segurança contra fraudes, facilitar o acesso digital e garantir mais clareza nos dados apresentados.

O novo modelo de certidão de nascimento, por exemplo, terá dois campos bem definidos: um para o local do nascimento e outro para o domicílio da criança, uma alteração importante para corrigir registros de bebês que nascem em uma cidade, mas residem em outra.

No caso da certidão de casamento, a principal mudança será a distinção entre a data da celebração e a data do registro, que aparecerão em campos diferentes. Mudança semelhante vai acontecer na certidão de óbito, que vai distinguir a data do falecimento e a data do registro da morte.

Vale ressaltar que as certidões no formato atual continuarão válidas, mas todos os novos registros e reemissões seguirão o modelo atualizado a partir de 2025.

Artigos Relacionados

Força-tarefa de recolhimento de entulho nos bairros é finalizada em Araras, SP

Ao todo, mais de 17 mil toneladas de materiais foram retirados de janeiro até a...

O banco pode diminuir o limite do meu cartão de crédito?

Dr. Rogério Romanin, Advogado especialista em Direito do Consumidor, esclarece dúvidas sobre o cartão de...

Prefeito Irineu Maretto celebra 154 anos da cidade com soltura de novas aves em Araras, SP

O Pró-Arara tem desempenhado um papel essencial na preservação da fauna local, garantindo que as...

Últimas Notícias