Chuva faz Rio Piracicaba transbordar na Rua do Porto e entrar em estado de emergência

Rio atingiu quase cinco metros e Defesa Civil faz monitoramento da região. Rua Alidor Pecorari está interditada na manhã deste sábado (5).

A chuva que atingiu Piracicaba (SP) desde a noite desta sexta-feira (4) fez com que o rio, na região da Rua do Porto, transbordasse durante a madrugada deste sábado (5). A Rua Alidor Pecorari, que fica próxima ao local, está interditada para passagem de veículos nesta manhã e o Rio Piracicaba entrou em estado de emergência. Nenhuma casa foi atingida pelo alagamento.

Rio Piracicaba transbordou com chuvas que atingiram a região — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Na manhã deste sábado, o sistema de telemetria do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) aponta que o nível do rio está em 4,90 metros com um volume de 465,07 metros cúbicos.

O secretário-executivo da Defesa Civil, Odair Melo, informou que foi acionado por volta das 2h pelo grande volume de água que vinha de Campinas (SP) com a chuva que também atingiu a cidade. O PCJ solicitou a abertura da comporta da Represa do Salto Grande, e com isso, ainda de madrugada, o rio transbordou atingindo as vias na região turística da cidade.

Água do rio tomou ruas na região da Rua do Porto em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Apesar da situação, nenhuma casa ou restaurante chegou a ser atingido pelo alagamento. Por volta de 6h, o rio entrou em um estado estável, mas a Defesa Civil continua monitorando a região pelo risco de continuar aumentando o volume de água pelas chuvas que atingem as cidades.

Por medida de segurança, a Rua Alidor Pecorari, que passa pelo estacionamento e atrás dos restaurantes da Rua do Porto, permanece interditada na manhã deste sábado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran).

Região da Rua do Porto teve alagamentos após nível do Rio Piracicaba subir com chuvas, 5 de janeiro de 2019 — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Ainda segundo Mello, para o nível do rio normalizar, tudo depende das chuvas que atingem as cidades próximas a Campinas.

“A água chega na comporta de Americana e eles acabam abrindo para não extravasar, então todo o fluxo de água vem para cá”, disse. Ele explicou ainda que deve levar cerca de 6h para o nível do Rio Piracicaba baixar depois do fechamento da comporta.

Região da Rua do Porto teve alagamentos após chuvas em Piracicaba, 5 de janeiro de 2019 — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Chuva na cidade

Segundo informações da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 20,8 milímetros desde a noite dessa sexta-feira em Piracicaba.

Rua Alidor Pecorari foi interditada pela Defesa Civil após alagamentos em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

De acordo com o instituto, as chuvas devem continuar durante todo o fim de semana. Neste sábado, a temperatura máxima neste sábado (5) e domingo (6) deve atingir 27ºC, com umidade relativa do ar variando entre 70% e 95%.