Circuito das Águas Paulista prevê fluxo de 2,5 milhões de turistas nas férias de julho

Um dos destinos mais procurados pelos turistas no Estado de São Paulo, o Circuito das Águas Paulista se prepara para receber 2,5 milhões de pessoas durante as férias escolares de julho. A previsão é do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico, órgão que impulsiona as veias turísticas das nove cidades que compõem a região. A estimativa equivale a 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

O polo é formado pelas estâncias de Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro, além de Jaguariúna e Pedreira, que acabam de receber por meio de lei estadual o selo de Município de Interesse Turístico (MIT). O G1 terá a partir desta sexta-feira (23) a página especial “Circuito Inverno das Águas”, com notícias do turismo daquela região.

Otimismo

“Estamos otimistas, com base nas reservas antecipadas registradas em hotéis e pousadas. Hoje, o turista procura opções mais próximas das cidades de origem para buscar o descanso e o lazer, e isso coloca o Circuito das Águas Paulista como uma ótima opção”, diz Juliano Belini, gestor do consórcio.

clique na imagem e saiba mais

A infraestrutura da região, o rápido acesso (veja o mapa abaixo) e a proximidade de grandes centros, como São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas (RMC), são alguns pontos que pesam a favor do Circuito das Águas Paulista na hora do turista fechar a viagem, seja para um único final de semana ou para uma visita mais extensa.

Variedade

Os municípios totalizam 25 mil leitos, oferecem todo o tipo de serviço, além de um roteiro repleto destinado ao descanso, passeios, lazer e aventura para todas as idades.

Mas a crescente procura pelo “cinturão turístico” do Interior Paulista tem outras razões. A posição geográfica privilegiada coloca o turista em contato direto com a natureza. As cidades têm clima ameno, são ricas em biodiversidade e no Inverno se transformam num ótimo refúgio.

São propícias para a prática de turismo rural, turismo comercial, esportes de aventura e rural, além de oferecerem visitas nostálgicas à fazendas e casarões centenários. Além disso, reservam um apelo histórico e promovem eventos durante os 365 dias do ano.

Circuito das Águas Paulista

Veja abaixo as informações com perfil de cada cidade e um mapa geral de localização e das principais rodovias de acesso aos municípios:

Mapa Circuito das Águas Paulista (Foto: Arte / G1)Mapa Circuito das Águas Paulista (Foto: Arte / G1)

Mapa Circuito das Águas Paulista (Foto: Arte / G1)

  • Águas de Lindoia

População estimada em 2016 (IBGE):18.412

Área territorial: 60,126 km²

Localização: 94 km de Campinas e 157 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Dia da Padroeira, Festival Cultural de Inverno.

Principais atrações: Igreja Nossa Senhora das Graças, Igreja Matriz Cristo Rei, Bosque Municipal Zequinha de Abreu,Morro do Cruzeiro, Praça Adhemar de Barros, Represa Cavalinho Branco, Morro Pelado, Circuito das Montanhas, Gruta Nossa Senhora de Fátima, Balneário Municipal

  • Amparo

População estimada em 2016 (IBGE): 70.742

Área territorial: 445,323 km²

Localização: 70 km de Campinas e 139 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festival de Inverno

Principais atrações: Estação Ferroviária, Praça Pádua Salles, Parque Municipal Chico Mendes, Parque Ecológico Municipal, Parque Dr. Arruda, Polo Astronômico, Jardim Público.

  • Holambra

População estimada em 2016 (IBGE): 13.698

Área territorial: 65,577 km²

Localização: 35 km de Campinas e 129 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festival de Inverno

Principais atrações: Cidade da Flores, Deck do Amor, Moinho Povos Unidos, Museu Histórico Cultural, Rua da Amizade, Portal Turístico.

  • Jaguariúna

População estimada em 2016 (IBGE): 53.069

Área territorial: 141,391 km²

Localização: 30 km de Campinas e 124 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festival de Inverno

Principais atrações: Casa da Memória, Centro Cultural Professor Ulysses da Rocha Cavalcanti, Estação de Guedes, Matriz Santa Maria, Museu Ferroviário, Passeio de Maria Fumaça, Ponte Pedro Abrucêz.

  • Lindoia

População estimada em 2016 (IBGE): 7.591

Área territorial: 48,756 km²

Localização: 95 km de Campinas e 154 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festival de Inverno

Principais atrações: Monumento a Garrafa, Cristo Redentor, Morro do Mosquito, Ponte de Arco, Obelisco, Fontes Naturais, Complexo do Grande Lago, Biblioteca Municipal Humberto de Godoy Moreira.

  • Monte Alegre do Sul

População estimada em 2016 (IBGE): 7.804

Área territorial: 110,306 km²

Localização: 73 km de Campinas e 130 de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festa Junina, Festa do Morango

Principais atrações: Balneário Municipal, Estação Experimental, Mirante do Cruzeiro, Mirante do Cristo Redentor, Santuário do Senhor Bom Jesus.

  • Pedreira

População estimada em 2016 (IBGE): 46.094

Área territorial: 108,817km²

Localização: 43 km de Campinas e 137 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festa de Sant´Ana

Principais atrações: Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira, Csa do Padre Alexandrino, Casa do Coronel João Pedro de Godoy Moreira, Praçã Coronel João Pedro, Estação da Companhia Mogiana, Capela Bom Jesus, Morro do Cristo, Monumento aos Expedicionários, Praça José Stranieri, Igreja Matriz Sant´Ana, Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Igreja Santa Rita de Cássia.

  • Serra Negra

População estimada em 2016 (IBGE): 28.534

Área territorial: 203,736 km²

Localização: 77 km de Campinas e 139 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Festival de Inverno

Principais atrações: Teleférico, Cristo Redentor, Trenzinho Tia Linda e Maria Fumaça, Centro de Convenções do Circuito das Águas, Conjunto Aquático Municipal, Fonte Verônica, Lago dos Macaquinhos, Alto da Serra, Parque Represa Dr. Jovino Silveira, Centro Esportivo, Disneylândia dos Robôs.

  • Socorro

População estimada em 2016 (IBGE): 39.896

Área territorial: 449,029 km²

Localização: 112 km de Campinas e 132 km de São Paulo

Festas tradicionais relacionadas ao inverno: Agroshow

Principais atrações: Cachoeiras, Balneário Fonte da Pompeia, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Casa Paroquial, Paço Municipal, Mirante do Cristo, Museu Municipal, Casa da Cultura.