Clube do Livro: “Laços de Família” será a primeira discussão de 2021 em Araras, SP

Coletânea de contos da escritora Clarice Lispector será discutida neste sábado (16), às 14h30, pela plataforma digital Google Meet.

O 1º encontro do Clube do Livro de Araras (SP) de 2021, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, terá como discussão a coletânea de contos “Laços de Família”, da escritora Clarice Lispector.

O bate-papo online, devido à pandemia da covid-19 (Sars-CoV-2), acontece neste sábado (16), pela plataforma Google Meet, preenchendo o seguinte formulário digital: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNSkaiCrRYOBTJDYWMZ8wYyhtjbO9MPjSeG-xYY7GJY1F9AA/viewform?gxids=7628.

“Originalmente publicado em 1960, a coletânea de contos permite aos leitores o contato com a rica obra da autora que já teve obras traduzidas para inúmeras línguas e, em dezembro de 2020, teve o centenário do seu nascimento festejado”, comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

clique na imagem e saiba mais

Resumo da obra

São 13 contos, atualmente tidos como clássicos. Entre eles, os aclamados “Amor”, “O Crime do Professor de Matemática”, “O Búfalo” e “Feliz Aniversário”, adaptado para a televisão por Ziembinsky.

Neles, os personagens são sempre surpreendidos por uma modalidade perturbadora do insólito, no meio da banalidade de seus cotidianos. Clarice cria situações onde uma revelação, que desconstrói e ameaça a realidade, desvela a existência e aponta para uma apreensão filosófica da vida.

Em “Laços de Família”, a escritora aprofunda sua técnica narrativa em uma abordagem quase fenomenológica. Trata da solidão, a morte, a incomunicabilidade e os abismos da existência através da rotina de dona-de-casa, do mergulho trágico em uma festa familiar nos 89 anos da matriarca, da domesticação da natureza mais selvagem das mulheres, ou dos pequenos crimes cometidos contra a consciência, contra o drama do professor de matemática diante do abandono e da sacerdotisa da nossa literatura.

Posso sugerir as próximas leituras? Pode sim, senhor!

O Clube do Livro já está organizando o calendário com as leituras de 2021 e, mais uma vez, abre espaço para sugestões dos interessados em participar. Para sugerir obras que serão lidas pelo Clube em 2021, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfojW5Me15d0lx3MGUBy9BHj8BuEno5ywQuTCTrlK3_rDoVkA/viewform.

“O formulário de sugestões é mais uma das formas dos leitores participarem do Clube do Livro de Araras. A indicação de títulos, a posterior escolha dos mais votados e a discussão de quais livros serão lidos ao longo do ano é algo que reforça o caráter democrático dessa iniciativa. Após o recebimento das sugestões, publicaremos outro formulário para a votação desses títulos que serão lidos”, explicou o bibliotecário.

Outras informações sobre a última edição de 2020 do Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).