Clube do Livro: “Morro dos Ventos Uivantes” é o livro deste mês de abril em Araras, SP

Publicado originalmente em 1847, romance de Emily Brontë será discutido no próximo dia 24, a partir das 16h, pela plataforma digital Google Meet.

Turbulência, impetuosidade e misticismo, esses serão os elementos discutidos neste mês de abril no Clube do Livro de Araras, com o “Morro dos Ventos Uivantes”, romance publicado originalmente em 1847 (Editora -Thomas Cautley Newby), pela britânica Emily Brontë, sob o pseudônimo de Ellis Bell.

Única obra publicada por Brontë, livro será debatido no próximo dia 24 (sábado), a partir das 16h, pela plataforma digital Google Meet. Para participar do bate-papo deste mês, interessados devem preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZOr1GCWBsI45IY6GPEexggM2LMxvDsqxMluhq6ntaLyw8lQ/viewform.

“‘O Morro dos Ventos Uivantes” é um clássico. Livro que apresenta personagens complexos, como Catherine e Heathcliff, indo além de uma dicotomia de bom ou mau. Uma obra que permite ao leitor pensar o humano, com seus erros, acertos, caprichos e como as circunstâncias afetam nossas vidas. “No Brasil, o romance foi lançado em 1938, pela Editora Globo. Além da literatura, o livro ganhou inúmeras adaptações para o cinema, incluindo a premiada produção de William Wyler, de 1939, com Laurence Olivier no papel de Heathcliff”, comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário Municipal.

Emily Jane Brontë nasceu em 1818, em Thornton, Inglaterra. A autora faleceu jovem, aos 30 anos de idade, em 1848. A família Brontë conta com outras escritoras, no caso, Charlotte Brontë (autora de “Jane Eyre”), e Anne Brontë (autora de “Agnes Grey”).

Sobre o livro

Único romance da escritora britânica Emily Brontë, “O Morro dos Ventos Uivantes” retrata uma trágica historia de amor e obsessão em que os personagens principais são a obstinada e geniosa Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Grosseiro, humilhado e rejeitado, Heath guarda apenas rancor no coração, mas tem com Catherine um relacionamento marcado por amor e, ao mesmo tempo, ódio. Essa ligação perdura mesmo com o casamento de Catherine com Edgar Linton.

Clube do Livro de Araras

O Clube do Livro de Araras é uma inciativa independente que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Em decorrência da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), os encontros do Clube passaram a acontecer de modo virtual. A iniciativa começou em 2019 com os ararenses apaixonados por literatura Danton Favaretto e Isabella Spatti. As reuniões na Biblioteca Municipal Martinico Prado começaram no mês de dezembro do mesmo ano.

Outras informações sobre o Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT