Clube do Livro: “Quincas Borba” é a discussão deste mês de março em Araras, SP

Romance de Machado de Assis será debatido neste sábado (27), pela plataforma Google Meet, a partir das 16h; obra foi desenvolvida em folhetins na revista A Estação, entre 1886 a 1891.

O romance “Quincas Borba”, de Machado de Assis, será a discussão deste sábado (27) do Clube do Livro de Araras (SP), a partir das 16h, pela plataforma digital Google Meet. A inciativa independente conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para participar do debate deste mês, interessados devem preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZOr1GCWBsI45IY6GPEexggM2LMxvDsqxMluhq6ntaLyw8lQ/viewform.

“Nosso encontro de fevereiro, no qual discutimos o livro “1984”, de George Orwell, contou com a participação de 19 pessoas, número significativo, demonstrando que a literatura e seu debate são assuntos de interesse de muitas pessoas. De modo virtual, o encontro permite a participação, inclusive, de pessoas residentes em outras cidades, como já aconteceu antes. Já tivemos participantes de outras cidades presentes em vários encontros”, informou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

 Em decorrência da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), os encontros do Clube do Livro passaram a acontecer de modo virtual. A iniciativa começou em 2019 com os ararenses apaixonados por literatura Danton Favaretto e Isabella Spatti. As reuniões na Biblioteca Municipal Martinico Prado começaram no mês de dezembro do mesmo ano.

 

Sobre o livro

Desenvolvida inicialmente em folhetins (capítulos), a “Quincas Borba” foi lançado na revista A Estação, entre os anos de 1886 a 1891. Em 1892, a história foi publicada integralmente pela extinta Livraria Garnier, do Rio de Janeiro.

““Quincas Borba” é uma das mais importantes obras de Machado de Assis, um dos grandes escritores da literatura mundial, reconhecido por intelectuais importantes, como o crítico literário e professor da Universidade de Yale, Harold Bloom. O autor nasceu em 1839 e faleceu em 1908, produziu romances, peças teatrais, crônicas, contos e poesias, ele também foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), sua obra foi traduzida para várias línguas e, recentemente, foi notícia o sucesso de vendagem da última tradução de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” para o inglês. “Quincas Borba” é um de seus romances mais conhecidos e leitura obrigatória para o vestibular da Fuvest”, completou Bastos. 

Em domínio público, “Quincas Borba” pode ser acessado na seção Machado de Assis, disponível no site do Ministério da Educação, a obra está disponível no  link: http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/23-romance.

Outras informações sobre o Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT