Índice entre gestantes continua baixo; vacinas estão disponíveis gratuitamente para a população acima dos seis meses de idade.

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou na terça-feira (15) o boletim semanal com os dados da Influenza (gripe) na cidade. Até o momento, são 237 casos confirmados no ano e sete óbitos. Mesmo com apenas duas confirmações na última semana, o cuidado deve continuar. “Os números da vacinação em crianças, idosos e gestantes continuam baixos. Entre as grávidas a cobertura vacinal ainda é de apenas 27,64%”, afirma Tavane Malaguesse, enfermeira-chefe da Vigilância em Saúde.
São nesses grupos que a gripe pode virar síndrome respiratória aguda grave, levando a internações e até a óbito. “As crianças têm cobertura vacinal de 51,73% e os idosos, 52,96%”, informa Tavane.
A cobertura vacinal geral está em 51,94%, com 40.938 doses aplicadas no município. “A vacina é a forma mais eficaz e segura de se proteger contra a gripe. O imunizante é atualizado todos os anos e está disponível gratuitamente em todas as salas de vacina para pessoas acima dos seis meses de idade”, explica o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli.
