Cobra é encontrada dentro de máquina de lavar roupa

Morador estava colocando roupa para lavar, quando notou algo estranho. Com ajuda de vizinho, abriu o equipamento e conseguiu retirar o animal de lá. Segundo biólogo, trata-se de uma jiboia.

Uma cobra foi encontrada dentro de uma máquina de lavar roupa em uma casa no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife, na noite da quarta-feira (29).

O técnico em agropecuária Carlos Duarte foi colocar a roupa na máquina a pedido da mulher quando notou algo estranho perto da tampa e, ao se aproximar, notou que era o rabo de uma cobra.

O animal entrou entre a parede da máquina e o tambor de centrifugação. “Não sei como ela entrou ali. A cobra se agarrou na máquina e não deu para tirar puxando”, contou Duarte, nesta quinta-feira (30).

Cobra foi encontrada dentro de máquina de lavar roupa no Janga, em Paulista, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Ajuda de vizinhos

Com a ajuda de vizinhos, a parte de trás do equipamento foi aberta e um conhecido de Duarte, que entende um pouco mais de animais peçonhentos, pegou a cobra segurando pela cabeça e fez a retirada segura. Deu um trabalho bom. Quando a gente conseguiu pegar a cabeça da cobra, porque antes só vimos o rabo, que tiramos. Foi mais de meia hora para tirar. O medo maior foi de ela morder a gente”, contou o técnico em agropecuária.

De acordo com o biólogo Carlos Matos, trata-se de uma jiboia. Essa espécie não tem veneno e costuma matar as presas por meio de asfixia. “Ela se enrola no animal e vai se contorcendo, quebra os ossos dele, até ele morrer. Ela engole a presa por inteiro e fica em estado de repouso, para digerir o alimento”, afirmou.

Procurando abrigo

Ainda segundo o biólogo, a cobra provavelmente entrou na máquina de lavar roupas procurando abrigo. “É uma espécie bem comum em todo o Brasil, mas especialmente no Nordeste. Ela come roedores e pássaros. Provavelmente ela entrou ali para se proteger, procurando abrigo, ou foi atrás de algum rato que pode ter entrado”, declarou.

Perto da casa de Duarte, passa um canal. “Minha mulher tem muito medo de cobra, essa foi a primeira vez que vimos aqui. Já tinha aparecido na casa do vizinho, mas não aqui”, relatou.

Vizinhos apareceram para tirar foto

Após a captura, vizinhos apareceram para tirar foto com a cobra, que tinha cerca de 1,2 metro, segundo o técnico em agropecuária. “Pedi para o rapaz soltá-la em uma área de mata depois que tirou aqui de casa”, contou.

Ao encontrar animais como cobras em casa, o recomendado é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou com a Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma) da Polícia Militar, no telefone 190.

Cobra foi encontrada dentro de máquina de lavar roupa no Janga, em Paulista, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT