Docente da área de gestão e negócios do Senac Rio Claro (SP) dá dicas e explica que a organização financeira deve começar com planejamento e mapeamento antecipados dos principais gastos.

Uma das principais preocupações com a chegada do final de ano é o planejamento financeiro. É nessa época que o décimo terceiro salário pode ajudar nos gastos comuns de dezembro e também do início do próximo ano como a compra do material escolar, por exemplo. Porém, para não comprometer a renda desde já, é preciso organizar e mapear as despesas e os tributos com antecedência, além de definir as prioridades. E novembro é o mês ideal para isso.

Segundo Fernando Gotardo, docente da área de gestão e negócios do Senac Rio Claro (SP), a organização econômica deve começar o quanto antes. “É de extrema importância fazer um planejamento minucioso do que será feito com o salário extra. O ideal é ter uma reserva de pelo menos 30% para tentar quitar as dívidas de uma vez. Caso essa opção não seja possível, priorize o pagamento dos débitos urgentes e, depois, verifique as despesas do mês, dando preferência ao que precisa ser pago à vista, como a matrícula escolar.”

Com relação a impostos como IPVA e IPTU, o caminho é outro. “Opte pelo parcelamento dos tributos e faça os pagamentos corretamente, pois a multa em caso de atraso pode chegar a até 20% do total do imposto devido. Evite também cair no cheque especial. É melhor parcelar tudo do que acabar no vermelho e sofrer com os juros altos depois. Empréstimos só devem ser considerados em última instância”, indica.

O docente também recomenda a pesquisa de preços e a renegociação de prazos e dívidas como alternativa em certas oportunidades. “Ao perceber que o dinheiro não dá para bancar alguma conta ou boleto, vale negociar a possibilidade de prorrogar o pagamento ou vencimento. Não esqueça ainda de considerar os gastos básicos, os imprevistos e planos futuros com disciplina. Assim, o dinheiro extra rende muito mais e pode aliviar as contas do período.”

Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/rioclaro. No endereço on-line você confere a programação completa da unidade.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here