Como manter uma alimentação saudável em casa?

Saber como manter a alimentação saudável em casa é um desafio para muitas pessoas.

Você considera que as tentações da sua residência são difíceis de resistir? Acha difícil conseguir manter uma rotina saudável com tantas outras opções de alimentação disponíveis?

Então este artigo é para você. Nele, vamos mostrar os desafios da alimentação saudável em casa e como conseguir comer bem sem ter um custo alto. Também daremos dicas de como focar em não cair nas tentações e conseguir estabelecer uma rotina saudável em casa.

Desafios de se alimentar bem em casa

Primeiramente, precisamos reconhecer que existem muitos desafios quando falamos em alimentação residencial.

  • Você precisa ter um calendário de pratos e se organizar para não precisar comer comida rápida industrializada em algum dia.
  • As casas costumam ter doces, biscoitos e outras comidas que não são saudáveis e difíceis de resistir.
  • Algumas comidas mais saudáveis são, também, mais caras. Então o fator financeiro pode influenciar na sua decisão.
  • Se você morar com outras pessoas e elas cozinharem outros tipos de alimento, será mais difícil manter uma rotina saudável, principalmente se vocês tiverem o costume de almoçar e jantar juntos.

Como comer bem sem gastar muito?

Então um dos grandes desafios é saber como comer bem sem gastar muito. ocê pode ir às feiras, porque elas costumam oferecer alimentos frescos, saudáveis e com preço acessível.

Além disso, outra dica é fazer uma lista de compras bem planejada. Você pode comprar alimentos normais do dia a dia, mas leia os rótulos e verifique índices de açúcar e sódio, por exemplo.

Em relação às bebidas, evite refrigerantes e sucos industrializados. Você pode optar pela polpa da fruta congelada ou pelo suco natural, por exemplo. Se você morar em casa, ainda tem a opção de ter a sua própria hortinha e cultivar algumas frutas, sementes e folhas.

Como estabelecer uma rotina saudável em casa?

Diante desta realidade, como de fato estabelecer uma rotina saudável em casa?

O principal é ter foco e clareza sobre os motivos de querer manter uma alimentação saudável, seja por problemas de saúde ou até por estética. Quando você tem certeza de suas razões, consegue se concentrar mais para não desviar das suas metas.

Além disso, antes de ir ao supermercado, já faça uma lista considerando os preços de cada produto e o que você pode adquirir para preparar refeições saudáveis.

Também seja tolerante consigo mesmo e busque deixar um dia da semana para ter uma alimentação mais livre. Isso não é sair do foco, mas sim ter equilíbrio para conseguir seguir sua dieta corretamente.

Ainda sugiro que você converse com as pessoas que moram com você para alinhar expectativas e deixar claro que você precisa conseguir se alimentar bem ao menos durante a semana.

Também faça exercícios físicos, porque os seus resultados serão um incentivo a mais para você seguir a sua dieta.

Dicas para não cair em tentação

Mesmo quando estamos focados, existem muitas tentações difíceis de resistir. Nossos amigos nos chamam para comer uma pizza, moramos perto de sorveterias, temos biscoitos deliciosos a alguns passos de nós. Enfim, é fácil cair em tentação se nos distrairmos do nosso objetivo.

Então, seguem algumas dicas para ajudar você a resistir às comidas industrializadas.

  • Preencha um post-it com as suas principais motivações e o deixe visível para você sempre se lembrar das razões de manter uma vida equilibrada.
  • Não seja tão rígido consigo mesmo e se permita comer “besteira” de vez em quando, contanto que isso não seja uma exceção.
  • Tenha frutas em casa, porque elas são opções rápidas de alimentação para momentos em que você tiver preguiça de cozinhar pratos mais elaborados.

Conclusão

Aprender como manter uma alimentação saudável em casa é um desafio. Existem muitos obstáculos que nos afastam dos nossos objetivos, principalmente se não tivermos foco e clareza das nossas motivações.

Por isso, siga as nossas dicas como planejar bem a sua lista de compras e frequentar feiras para conseguir comprar alimentos saudáveis sem gastar muito e, assim, conseguir se alimentar bem.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT