Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce

Quando o assunto é um empreendimento comercial, é importante providenciar um bom atendimento, além é claro, de garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados

Ou seja, para garantir a entrada constante dos clientes, o ideal é atender bem para atender sempre.

No caso das lojas online o atendimento também é prioridade. Sendo assim, para atender bem os clientes em um e-commerce só existe um jeito: melhorar a User Experience, que em bom português quer dizer Experiência do Usuário.

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A UX, como também é chamada a Experiência do Usuário, consiste nas facilidades e na satisfação que os clientes possuem quando acessam um site ou um aplicativo. Todos os elementos que garantem uma boa UX podem (na verdade, devem) ser levados em conta na organização de um e-commerce.

Uma experiência agradável garante boas vendas

O bom atendimento sempre foi regra para qualquer empreendimento comercial. Hoje em dia, diante de clientes cada vez mais exigentes, é fundamental atender bem. Isso vale também para as lojas online.

Por isso, para melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual, é preciso adotar alguns elementos importantes. Confira!

Adote uma boa plataforma

Hoje em dia não faltam plataformas que possibilitam criar uma loja virtual com recursos que viabilizam uma boa Experiência do Usuário. O WordPress e o Magento, por exemplo, apresentam plugins próprios para e-commerce, sendo o Magento uma plataforma exclusiva para lojas virtuais.

Invista em uma boa hospedagem de site

Um plano de hospedagem de sites é importante para assegurar recursos fundamentais para o bom funcionamento de uma loja virtual. Um deles é garantir mais velocidade no carregamento das páginas.

Os clientes procuram em um e-commerce uma navegação ágil e quando uma página ou imagem demonstram lentidão no carregamento, a probabilidade do consumidor abandonar o carrinho de compras aumenta.

Além disso, as boas empresas de web hostingasseguram, por meio dos seus melhores planos, protocolos de segurança que utilizam criptografia para proteger os dados e senhas em um e-commerce. Tal recurso aumenta a confiança dos clientes na hora da compra.

Não esqueça da praticidade

Assim como em uma loja física, o layout da loja virtual é um detalhe importante. O layout bonito é a vitrine que atrai o olhar do consumidor. No entanto, em se tratando de uma eficiente Experiência do Usuário, tão relevante quanto o layout, é a funcionalidade dos elementos que o integram.

Por isso, é importante manter os elementos fundamentais do e-commerce e retirar tudo aquilo que é capaz de distrair o usuário. Lembre-se que todos os detalhes do site devem auxiliar o visitante a acessar aquilo que ele procura, seja contratar um serviço, comprar um smartphoneou até mesmo testar um novo jogo.

Isso faz parte de uma regrinha básica da boa Experiência do Usuário: as pessoas visitam o seu site ou e-commerce por uma razão muito específica não para passar o tempo ou porque estavam sem nada para fazer.

Ser intuitivo é lei

O adjetivo intuitivo, no caso da internet, é usado para designar um site simples, em que todos os seus elementos são fáceis de serem encontrados. Quando uma loja online não é intuitiva, a qualidade da UX diminui.

Uma das dicas para assegurar a tão sonhadaintuitividade na sua loja virtual é adotar o design comum de um e-commerce, sem querer reinventar a roda ou apelar para estranhezas.

Um exemplo disso é utilizar o carrinho de comprar no canto superior direito da página. Se os visitantes estão habituados a encontrar o carrinho nesse ponto do site, então é melhor você deixá-lo lá.

Links e ícones visíveis

Não esqueça que os links devem ser exibidos com nitidez e visibilidade nas versões móveis da sua loja virtual. Se eles não forem do tamanho adequado, os usuários podem sentir dificuldade na hora de acessá-los.

Além disso, os ícones também merecem a sua atenção. Lembre-se de adotar ícones familiares e padronizados, desses que todos os clientes já estão acostumados a encontrar em qualquer ambiente online.

A organização dos menus

No caso de lojas virtuais que disponibilizam uma considerável quantidade de produtos, uma boa alternativa para melhorar a Experiência do Usuário é usar os Mega Menus.

Além do mais, é essencial acrescentar todas as categorias e subcategorias. A vantagem disso é que a criação dessas categorias irá auxiliar a melhorar outro elemento que é o sonho de todo o empreendedor de um e-commerce: ter um bom SEO.

Boa experiência nos dispositivos móveis

Não adianta melhorar a UX no desktop e não melhorar nos dispositivos móveis. Por isso, no caso dos dispositivos móveis, uma boa dica é acrescentar um recurso que possibilite a digitalização do cartão de crédito. Com isso não haverá a necessidade de digitar os dados de forma manual.

Outra dica nesse caso é habilitar o botão de salvamento automático dos dados e informações. Com isso o cliente poderá realizar uma compra de forma mais rápida, bastando apenas pressionar o botão pressionar.

Melhorar a Experiência do Usuário deve ser uma das prioridades de um e-commerce

Cliente insatisfeito raramente volta e, o pior, ainda relata para os conhecidos o atendimento inadequado que ele teve ao acessar a loja virtual.

Portanto, diante dessas dicas, é possível providenciar uma boa UX do seu e-commerce, melhorando as vendas e a garantia de mais clientes acessando o site.