Como preparar um jantar para amigos em casa?

Saiba quais são os cinco passos para fazer um jantar inesquecível para os seus amigos.

Receber os amigos em casa é sempre um momento especial e muito esperado por todos. Mesmo assim, existem muitas dúvidas sobre o que fazer nesse momento: o que servir e como servir são apenas algumas delas.

Por isso, prepare a sua mesa, escolha o jogo de jantar mais bonito, separe um bom vinho e se prepare para lavar louça (ou fazer seus amigos ficarem com essa etapa). Agora, você vai aprender o passo a passo para preparar um jantar e receber os seus amigos em casa.

Primeiro passo: defina o número de convidados e a data

Antes de tudo, é necessário saber quem vai nesse jantar e quando ele será feito. Faça uma lista de convidados e possíveis convidados adicionais, sempre levando em conta as limitações de espaço da sua casa: muita gente em um lugar pequeno pode se tornar algo extremamente desconfortável.

Depois, defina a data que o jantar acontecerá. Se preferir, verifique como está a agenda e quais são os dias disponíveis dos seus convidados ou, caso achar melhor, marque a data com bastante antecedência para que todos possam se programar.

Envie os convites depois de definir quem serão os convidados e a data do jantar. Vale fazer isso por WhatsApp, se quiser uma resposta mais rápida, ou até mesmo o tradicional convite físico, impresso no papel, se quiser dar um ar mais clássico ao evento.

Segundo passo: atente-se às restrições alimentares dos convidados

Lista de convidados feita e convites enviados? É hora de saber se algum dos seus amigos tem alguma restrição alimentar. Essa etapa é extremamente importante, pois evita que mal-estar e até mesmo incidentes mais graves, como reações alérgicas, aconteçam durante o jantar.

Mesmo que os convidados sejam seus amigos há muito tempo e você já saiba tudo sobre eles, pergunte sobre alergias e alimentos que eles não gostam de comer: as pessoas mudam com o tempo e é comum que alergias demorem para serem descobertas.

Terceiro passo: escolha o cardápio

É claro que a comida é a parte mais importante de um jantar. Por isso, é preciso ter uma atenção especial ao escolher o cardápio.

Defina quantos pratos serão servidos. O comum é uma entrada, prato principal e sobremesa, mas isso pode mudar de acordo com o gosto do anfitrião. Quem cozinhará os pratos? Os convidados trarão alguma bebida ou sobremesa para a festa?

Uma dica: procure por pratos de preparo facilitado e mais rápido, afinal, se o jantar está sendo preparado por você, você vai acabar querendo ficar mais tempo sentado à mesa com os seus amigos do que na cozinha, onde não conseguirá conversar com eles. Finger foods, aquelas pequenas porções que são comidas com as mãos, são ótimas opções nesse momento.

Quarto passo: organize a casa

No dia do jantar, dê uma geral na casa: aproveite o tempo de cozimento para limpar espaços, o tempo de forno para tirar pó e o tempo na geladeira para ajeitar ambientes pelos quais os convidados passarão. Também coloque as bebidas para gelar.

Algumas horas antes de os convidados chegarem, ponha a mesa. Certifique-se de ter uma toalha ou um jogo americano bonito e que chame atenção, pratos que combinem entre si e que não faltem talheres, copos ou taças para ninguém.

Não se esqueça dos guardanapos. De pano ou de papel, é importante que eles estejam na mesa durante a refeição.

Quinto passo: prepare lembrancinhas

Se você quer que o jantar seja inesquecível, é importante criar não apenas lembranças mentais do evento: invista em dar presentinhos para os convidados.

Vale um pedaço de bolo em uma embalagem bem feita, uma taça gravada com a data do jantar ou até mesmo um vinho com rótulo personalizado. Tudo é uma maneira de fazer os seus amigos lembrarem da data e de como eles se divertiram durante o jantar.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP