Como solicitar um certificado digital para autenticar documentos

Se precisar assinar um contrato eletrônico em PDF, por exemplo, o recurso serve tanto para comprovar a veracidade do documento como da sua assinatura.

Criado em 2001, o certificado digital é um recurso utilizado especialmente para autenticar e validar documentos em formato digital sem precisar reconhecer firma em cartório. Se precisar assinar um contrato eletrônico em PDF, por exemplo, o recurso serve tanto para comprovar a veracidade do documento como da sua assinatura.

Caso precise de um, que também pode ser usado para emitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e), saiba que o processo pode ser feito pela internet por meio das Autoridades Certificadoras, uma delas é a empresa estatal Serpro. Saiba como solicitar o seu seguindo os passos abaixo.

Como pedir o certificado digital

Passo 01: acesse a página da Serpro;

Quais são as diferenças entre o certificado digital A1 e A3?

Enquanto o certificado A1 tem validade de um ano e não precisa de um dispositivo físico para ativação, o A3 oferece prazos de até 5 anos e funciona por meio de outro dispositivo de segurança externo, como um token, por exemplo.

 
Passo 04: preencha o campo abaixo com o seu CPF e clique em ‘Verificar’ para conferir se é possível prosseguir com o processo por videoconferência. Em caso positivo, clique em ‘Prossiga com a compra’.
 

Vale ressaltar que é necessário se cadastrar para conseguir finalizar a compra, disponibilizando dados como CPF, nome completo e um endereço de e-mail.

Passo 06: volte à tela inicial e selecione novamente o certificado adequado. Em seguida, aceite os termos para prosseguir com o pagamento, que pode ser efetuado por cartão ou boleto.

Pronto! Por fim, ainda na página da Serpro, acesse “Área do cliente” > “Solicitação de certificado digital” > “Gerenciar”. Preencha o formulário para emitir o seu certificado e agende uma data para validar os seus dados por videoconferência.

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