Como usar a nova ferramenta de doação de sangue do Facebook no Brasil

280

Nesse artigo, vamos aprender a como utilizar esse recurso,

Doar sangue, além de fazer bem para a saúde, é um gesto muito importante e que pode ajudar a salvar muitas vidas. Pensando no poder que as redes sociais têm, uma ferramenta de doação de sangue do Facebook foi criada para facilitar o aviso aos doadores quando os estoques dos bancos de sangue da região estão baixos.

A novidade foi lançada neste mês e tem como objetivo criar uma linha direta entre os bancos de sangue e os usuários doadores. A ferramenta começa a funcionar para valer no próximo mês, mas já é possível fazer um cadastro como doador e aguardar até que as primeiras notificações cheguem.

Nesse artigo, vamos aprender a como utilizar esse recurso:

®GIPHY

Como vai funcionar a ferramenta?

Inicialmente, seis bancos de sangue vão participar deste novo recurso. São eles: Pró-Sangue (São Paulo), HemoRio (Rio de Janeiro), Hemocentro de Brasília (Brasília), HemoSC (Santa Catarina). HemoCE (Ceará) e HemoPA (Pará). Juntos eles somam 64 postos de coleta de sangue, responsáveis pelo abastecimento de mais de mil hospitais nessas regiões.

Futuramente, novos bancos de sangue serão incluídos na plataforma, mas ainda não há previsão de quando isso possa acontecer. Inicialmente, a rede social espera testar esse novo recurso e ver qual é a repercussão dele junto aos usuários e, principalmente, qual é o impacto em relação ao aumento na procura dos bancos de sangue pelos doadores.

Quando tudo estiver funcionando, a plataforma vai enviar notificações para os usuários cadastrados, além de criar campanhas especiais e eventos específicos para mutirões de doação. O usuário terá ainda a opção de tornar pública a sua decisão de doar sangue, incentivando outros a fazerem o mesmo. O Facebook garante ainda que os dados pessoais dos doadores não serão compartilhados com as instituições.

Faça o seu cadastro

Se você gostou da ideia e deseja se cadastrar como um doador de sangue, o procedimento é muito simples.

Passo 1: primeiro, acesse a página de doação de sangue no Facebook neste link. Se você estiver logado, será exibida a mensagem “começar a ajudar agora”. Clique sobre ela.

Passo 2: na sequência, será exibido um formulário com dois campos. No primeiro você deve informar qual é o seu tipo sanguíneo. Se não souber, não selecione nenhuma opção. Depois, responda se você já doou sangue antes e clique em “Enviar”.

Todas essas informações serão mantidas em sigilo, segundo o comunicado exibido pelo Facebook. No entanto, você pode compartilhar na sua linha do tempo se é um doador de sangue ou não.

Passo 3: Para isso, basta clicar no botão “Compartilhar” na tela seguinte. Se preferir não fazer isso, clique em “Pular”.

Se a sua escolha foi por compartilhar essa informação, é possível marcar amigos, adicionar a sua localização, escrever uma mensagem personalizada ou adicionar uma foto.

Passo 4: por fim, basta clicar em “Salvar” e pronto! Você estará fazendo a sua parte incentivando a doação e, sempre que houver uma campanha próxima à sua localização o Facebook vai se encarregar de informar.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.