Como usar as redes sociais para impulsionar uma marca?

A tecnologia vem evoluindo ao longo dos anos e atualmente ela faz parte do nosso dia a dia, tendo mudado completamente como nos relacionamentos com o mundo. As redes sociais são um produto dessa tecnologia e hoje veremos como aplicá-las na sua marca.

Investir no mercado digital se tornou praticamente obrigatório, visto que as empresas têm muito mais a perder do que a ganhar caso não tenham um forte nome, relevância no mercado, e até mesmo vendas, pois muitos preferem comprar online.

A partir do meio digital, foi possível aumentar o alcance de sua marca, fazendo-a atingir maior popularidade entre todos que de alguma maneira se interessem pelo seu produto, seja consumidor ou outras empresas.

É difícil imaginar o mundo hoje em dia sem tecnologia. Empresas de entregas ou qualquer outro ramo que seja, sabem que ignorar as redes sociais hoje em dia é um grande erro, principalmente quando pensamos no setor de marketing e de vendas.

Se comunicar com o público é essencial.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias e informações que podem te ajudar a impulsionar sua marca por meio das redes sociais, ajudando assim no crescimento e engajamento de seus seguidores e possíveis novos clientes.

Seu negócio é mais forte com as redes sociais

Seja seu foco vender camisetas ou sacolas ecobag personalizadas, é necessário ter algumas informações bastante claras em sua mente ao começar investir no meio digital, como:

  • É um trabalho árduo e contínuo;
  • Conheça muito bem o seu público-alvo;
  • Utilize-as de forma analítica;
  • Saiba conectar todas as redes como se fossem uma.

As redes sociais não são apenas uma forma de expandir e aumentar o alcance do seu negócio, mas também de criar uma melhor relação com o seu público e aumentar o engajamento deles com a sua marca.

Postagens e vídeos realizados pela sua empresa são uma ferramenta barata e muito forte de marketing.

Um vídeo bem produzido será compartilhado por milhares de pessoas, fazendo com que elas realizem a publicidade por conta própria.

Uma propaganda de futebol que, ao final, mostra o nome da sua marca que produz camisa time futebol infantil personalizada pode acabar ganhando um bom efeito de marketing e muitas vezes não é pelo produto em si, mas sim pelo vídeo bem produzido.

Interação maior com o seu público-alvo

A maior vantagem de utilizar as redes sociais como forma de impulsionar a sua marca é a incrível interação que você pode ter com o seu público, pois é possível ter um feedback rápido dos produtos e serviços prestados.

As redes sociais hoje em dia já fornecem ferramentas para que sua equipe tenha esses insights para entender como o seu público está reagindo ao que é divulgado pela sua marca, auxiliando na tomada de decisão.

A sessão de comentários das postagens é uma forma também de saber diretamente pelos seus clientes as opiniões deles sobre os produtos.

Portanto, ler os comentários sobre a postagem da sua camiseta dry fit amarela pode ser bastante produtivo.

Uma página forte e consolidada em redes sociais cria uma identidade perante o mercado, se tornando referência para outras empresas e para diversos clientes, mesmo que faça isso de forma inconsciente.

Qual rede social usar?

Definir qual rede social utilizará para a promoção e divulgação de seus produtos e serviços é essencial para que seu negócio tenha um foco e cresça de maneira saudável e consistente, seja ele uma padaria ou uma papelaria que vende convites personalizados.

Você pode escolher por utilizar todas ou apenas algumas. O mais aconselhável é utilizar de duas ou três, pois será mais fácil criar um bom conteúdo focada no público da plataforma do que fazer vídeos e publicações não tão interessantes somente para gerar números.

Sendo assim, é muito mais interessante sua marca ser uma grande influenciadora no Facebook e no Instagram, por exemplo, do que escolher 10 redes sociais e divulgar a mesma postagem em todas, fazendo assim com que a estratégia seja menos eficaz.

Falaremos um pouco sobre as principais redes sociais. Escolha a que faz mais sentido com o seu tipo de negócio, então vale analisar bastante para entender o que o público gostaria de ver e como adaptar o seu conteúdo para eles.

01 – Facebook

Empresas de logística, donas de casa que fazem produtos caseiros, consultoras que vendem creme para cabelo cacheado.

Todo mundo está no Facebook, sendo a rede social de mais sucesso independentemente da classe social ou estilo de vida.

Sua empresa deve estar no Facebook pelo simples motivo de ter muita gente nele conectada o dia inteiro.

Além de ser uma plataforma com uma aceitação um pouco maior, pela quantidade de tipo de conteúdo que pode ser criado.

Vídeos, imagens, textos, o Facebook é bastante vasto e suas possibilidades são imensas, podendo sua empresa utilizar inclusive de memes do momento para criar a empatia de seus seguidores e aumentar o engajamento de diversos tipos de público.

Além de tudo isso, o Facebook disponibiliza ferramentas para te ajudar a ter diversos insights e se guiar melhor sobre o conteúdo que publica, além da possibilidade de vender seus produtos pela própria plataforma.

02 – Instagram

Sem sombra de dúvidas é uma das redes sociais que mais têm crescimento nos últimos tempos, sendo usado para todos os públicos possíveis, desde empresas que querem algo mais sério até o motoboy entregador que deseja mostrar o seu dia a dia para o público.

Essa rede social é bastante utilizada hoje em dia principalmente pelo seu dinamismo, mas com toda certeza é essencial caso sua empresa busque um apelo mais visual ao público, fato esse que é muito importante e bem visto na plataforma.

Uma página com uma identidade visual forte, com postagens constantes e certeiras tem uma propensão maior a ganhar uma forte notoriedade no Instagram, além das ferramentas que o mesmo disponibiliza para engajar e entender o seu público.

Contando também com os Stories, que nada mais são do que vídeos ou postagens que ficam disponíveis apenas no seu perfil, normalmente, eles têm mais ou menos 15 segundos.

Milhares de usuários passam muito tempo apenas visualizando Stories.

Portanto, se o seu objetivo é divulgar o seu creme para clarear o rosto de forma dinâmica  assertiva, o Instagram é a rede social perfeita para isso.

03 – YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos que existe no mundo de hoje, com um número incontável de visualizações e conteúdo para todo e qualquer tipo de público, desde os que querem ver críticas de cinema até professores dando vídeo aulas.

A verdade é que a plataforma está tão bem inserida nos dias atuais que, para muitas pessoas, tomou o lugar das televisões e seus canais. Não é à toa que, ao criarmos uma “página”, chamamos de Canal do YouTube.

Aqui a imaginação da sua empresa pode fluir e fazer diversos tipos de vídeos para entreter o público, alguns com temas mais descontraídos e outros com o intuito mais informativo. Você pode sempre variar desde que foque no que a sua empresa oferece ao mercado.

Como dica, poste vídeos semanais, abordando temas frequentes e que normalmente respondem às dúvidas dos usuários. Top 10 de coisas que seu produto fornece, traga convidados com autoridade e relevância no mercado. Seja criativo.

Considerações Finais

Independentemente do seu negócio, qual rede social abordará ou qual tipo de conteúdo irá produzir, é importante que faça um planejamento e dê bastante atenção a essas ferramentas digitais que geram muito retorno, seja ele qual for.

Existem outras redes sociais como LinkedIn, TikTok, Pinterest e Reddit, que valem a pena serem estudadas e analisadas se estão diretamente ligadas a um tipo de conteúdo. Porém, foi citado no artigo as que possuem mais relevância no quesito divulgação.

Lembre-se de caprichar no design visual de todas as postagens. Assim como em relacionamentos humanos, a primeira impressão é que fica e será difícil tirar uma primeira impressão ruim de um novo cliente ou seguidor.

Evite falar de assuntos que fogem do seu produto ou serviço, isso facilita na hora do compartilhamento, sejam eles memes ou postagens menos comuns. Saiba construir um bom engajamento com seus seguidores.

Por fim, mas não menos importante, no caso do YouTube, tenha um roteiro pré-definido e caso for mostrar o rosto de alguém da equipe, crie um cenário atrativo e bonito, construindo assim um ambiente mais propício para seus inscritos.

Mostrar o rosto de alguém falando de forma didática chama mais atenção e cria um vínculo maior entre os seguidores e o canal. Invista nisso e talvez o seu processo de crescimento seja um pouco mais rápido.

 

Portanto, crie uma marca forte e relevante, fazendo assim uma sincronia entre todas as redes sociais e o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT