Como vender açaí no copo: passo a passo para começar já!

PUBLICIDADE

Se você tem interesse em começar esse tipo de negócio, considerando o açaí como o principal investimento, este post foi feito para você.

Certamente você já percebeu que o açaí se tornou um produto bastante popular, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Por essa razão, o mercado segue em crescimento e com muitas oportunidades para inovações. E o açaí no copo é um desses produtos com cada vez mais procura, especialmente devido à praticidade na hora de consumir.

Separamos algumas dicas práticas sobre como vender açaí, que ajudarão você a impulsionar seu negócio. Acompanhe!

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica que auxilia você a avaliar a ideia de um novo empreendimento. Por meio dele é possível ter mais clareza sobre como será a estrutura, como seguir o modelo do negócio e organizar seus recursos para verificar se realmente é uma oportunidade viável.

Descreva do que se trata sua ideia e os produtos que deseja vender: açaí no copo, na tigela e barcas, por exemplo. Anote ainda como isso será oferecido no mercado e como o dinheiro será ganho. Defina também o seu público-alvo, escolha o nicho de mercado em que pretende atuar e identifique os principais concorrentes. Assim, será possível traçar estratégias para competir bem e superar eventuais dificuldades.

Planeje bem o seu estoque de açaí

O planejamento do estoque é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal de contas, ainda mais no caso de produtos perecíveis, o desperdício pode implicar a inviabilidade do negócio.

Por isso, planejar o estoque significa garantir o equilíbrio entre oferta e demanda. Inclusive, é preciso ter uma boa organização a fim de compreender como acontece o giro de estoque. Ou seja, quanto do acervo foi vendido e quantas vezes os itens foram repostos ao longo de determinado período — o que demonstra o desempenho desse estoque.

Calcule o estoque mínimo de maneira que a loja esteja bem abastecida, considerando todas as matérias-primas necessárias, como a polpa do açaí, as frutas, o chocolate, as caldas, as farinhas, entre outros itens. Cuidado com o exagero, pois isso pode trazer desperdício!

Escolha bons fornecedores de açaí

Com bons fornecedores o estoque estará garantido no tempo adequado e os produtos mais procurados pela clientela não ficarão em falta. De tempos em tempos, é interessante pesquisar se há outras empresas que possam atender você por um preço mais convidativo e com a mesma qualidade e eficiência.

Vale observar ainda que, quando falamos em fornecedores, não estamos nos referindo somente aos itens alimentares. Você precisa também de pessoas que possam oferecer todos os materiais que serão utilizados no seu negócio.

No caso do açaí no copo, você vai precisar de recipientes em tamanhos variados. Os biodegradáveis atualmente são grandes diferenciais de mercado. No caso das tigelas, você pode investir em modelos de vidro ou cerâmica para consumir na hora, sem falar das embalagens adequadas para viagem.

Considere a estrutura da loja e os equipamentos necessários

Uma loja de açaí no copo precisa de uma estrutura principal, que consiste pelo menos em um balcão de atendimento, mesas e cadeiras. Além disso, é preciso contar com os equipamentos que garantem a preparação do produto como um liquidificador industrial, uma máquina de açaí expresso e um freezer.

PUBLICIDADE

Também é válido considerar um computador com um sistema comercial, uma impressora de cupom fiscal e acesso à internet para você e seus clientes. Cuide também das exigências legais e específicas para esse tipo de negócio, como o alvará de funcionamento, a vistoria dos bombeiros e os documentos da Secretaria da Receita Federal.

Não se esqueça de que a decoração também conta muito, especialmente hoje em dia, na era das redes sociais, quando todos querem postar suas rotinas nos perfis online. Crie um ambiente agradável, organizado e atrativo. Você verá como esses detalhes, no final das contas, farão muita diferença!

Encontre um ótimo ponto de venda para açaí

Saber onde localizar o seu negócio é muito importante para que ele tenha mais sucesso. Com o público bem definido, fica mais fácil encontrar um espaço para o seu ponto de venda. Prefira um lugar com alta movimentação de pessoas, que tenha bom acesso e que ao mesmo tempo seja seguro em todos os períodos do dia.

Seu público maior incluirá os jovens e certamente pessoas que fazem atividades ao ar livre e praticam esportes. Bairros residenciais também podem ser uma ótima opção, próximo a parques, praças e academias.

Escolha o tipo de estabelecimento que vai criar

Você não precisa de uma estrutura muito grande para começar a vender açaí no copo. Como essa versão é mais simples e prática, você pode montar o produto em casa e colocar à venda em uma carrocinha ou até mesmo em um food truck.

Selecione algumas opções mais populares, prepare as receitas e venda na praia, em clubes ou na saída de universidades, por exemplo. Com o tempo, vá expandindo o negócio até conseguir criar a sua própria loja. Só não se esqueça de verificar a legalidade da venda para não acabar se prejudicando junto aos órgãos públicos, certo?

Defina bem suas linhas de produtos

Por mais que oferecer produtos diversificados seja muito bom, se você está começando, é interessante focar em no máximo duas ou três opções. Nesse caso, você pode trabalhar com a venda de açaí no copo ou na tigela.

A primeira opção é mais prática para consumir e bem simples de montar. Se o seu foco são as entregas em domicílio, com certeza essa é a melhor escolha. Você pode disponibilizar um cardápio com algumas receitas e ainda dar margem para o cliente editá-las como achar melhor.

Já o açaí na tigela é mais interessante se o foco do seu negócio for o consumo imediato. Assim, o cliente vai até seu estabelecimento e monta seu próprio açaí. Ou faz o pedido de acordo com as seleções de tamanho e complementos. A apresentação do produto se torna mais importante nesse cenário, pois muitas vezes os consumidores desejam o açaí depois de ver as fotos em exposição ou o pedido de outras pessoas.

Manter as duas linhas é uma forma inteligente de diversificar o seu negócio. Porém, no início, invista mais naquela que você considera mais lucrativa a curto prazo.

Vender açaí é um ótimo negócio, seja em uma loja física, uma carrocinha ou em food truck. Faça um bom planejamento e defina seu público-alvo, o foco no negócio e o melhor ponto de vendas. Em seguida, estabeleça suas linhas de atuação, como a oferta de açaí no copo ou na tigela, e acompanhe o crescimento de sua atividade.

Agora que você já sabe como vender açaí, tenha em mente que é fundamental buscar inovações para se destacar da concorrência. Seu negócio não deve ser visto apenas como “mais uma loja” da fruta no mercado. Ser original e mostrar qualidade são fatores que podem atrair muito mais consumidores para a sua marca.

E então? Cheio de ideias para impulsionar o seu negócio? Deixe um comentário no post e conte para nós o que achou das dicas que acabou de ler.

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP