COMPROVADO: cães são os melhores amigos do homem

Cães são os melhores amigos do homem

Um estudo feito com o DNA do cachorro mostrou que nosso “melhor amigo” no mundo animal também pode ser o nosso mais antigo companheiro. A análise revela que a domesticação dos cães remonta há 11 mil anos, no final da última Era do Gelo. Isso confirma que os cães foram domesticados antes de qualquer outra espécie conhecida.

Nossos companheiros caninos estavam espalhados pelo hemisfério norte nessa época e já haviam se dividido em cinco tipos diferentes. Apesar da expansão dos cães europeus durante a era colonial, vestígios dessas antigas raças indígenas sobrevivem até hoje nas Américas, Ásia, África e Oceania. A pesquisa preenche algumas lacunas na história natural de nossos companheiros animais mais próximos.

Pontus Skoglund, coautor do estudo e líder do grupo do laboratório Ancient Genomics, do Crick Institute de Londres, disse à BBC News: “Os cães são realmente únicos por serem essa coisa bastante estranha, se você pensar bem. Quando todas as pessoas ainda eram caçadores coletores, eles domesticaram o que era realmente um carnívoro selvagem — os lobos são bastante assustadores em muitas partes do mundo”.

clique na imagem e saiba mais

“A questão é: por que as pessoas fizeram aquilo? Como isso aconteceu? É nisso que estamos interessados.” Até certo ponto, os padrões genéticos dos cães espelham os humanos porque as pessoas levavam seus companheiros com eles quando se mudavam. Mas também havia diferenças importantes.